Condenado em primeira instância por crime eleitoral, em ação do Ministério Público Eleitoral (MPE), o vereador Professor Galdino (PSDB), segundo mais votado nas eleições municipais de 2012, pode perder a vaga na Câmara Municipal de Curitiba. Zezinho do Sabará (PSB), primeiro suplente da coligação “Unidos por Curitiba”, pediu para assumir o lugar do tucano.

O requerimento de Sabará foi encaminhado á procuradoria jurídica do legislativo pelo presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV). Para tomar uma decisão, a Câmara espera uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que volta do recesso na quarta-feira (16).

O vereador foi condenado no último dia 20 de agosto e resultou em uma pena de três meses e 15 dias de prisão, além de uma multa, já que Galdino não apresentou recurso dentro do prazo ao MPE. Ele é acusado de usar uma bicicleta para fazer campanha para Rodrigo Rossoni (PSDB), filho do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), um dia antes da votação complementar para a Prefeitura de Bituruna (região Sul).

O MPE chegou a solicitar ao TRE para que Galdino não fosse diplomado, já que sua condenação implicava na suspensão de seus direitos políticos.