Nesta terça-feira (16), depois da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o desembargador paranaense Fernando Quadros da Silva, convocou os dois juízes que substituirão os desembargadores afastados. A juíza federal Bianca Arenhart, da 12ª Vara Federal de Curitiba, e o juiz federal Gerson Godinho da Costa, da 4ª Turma Recursal do Rio Grande do Sul vão substituir Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lima, respectivamente.

trf4-foto-divulgacao
Foto: Divulgação/CNJ.

Durante a sessão do CNJ, ministros e conselheiros mantiveram a decisão do corregedor nacional, Luis Felipe Salomão, de afastar os desembargadores do TRF4 das funções — apesar das críticas e reações de diversas associações de juízes federais de vários estados contra a decisão de Salomão.

O corregedor entendeu que os desembargadores afastados cometeram irregularidades na condução de processos da Lava-Jato, violaram deveres funcionais e desrespeitaram decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a operação.

Ao justificar a medida extrema contra os dois desembargadores, Salomão afirmou que houve um descumprimento “frontal, consciente e voluntário” de decisão do ministro do STF Dias Toffoli quando decidiram pela suspeição do juiz federal Eduardo Appio, que foi responsável no ano passado pela 13ª Vara Federal, que cuida dos julga os processos oriundos da Lava Jato.

Leia a matéria completa no Blog Politicamente, parceiro da Banda B.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Substitutos de desembargadores afastados pelo CNJ são convocados pelo TRF4

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.