Da Redação

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9) aponta que só 2% da população brasileira sabe quantos partidos existem no país. O levantamento do Ibope Inteligência mostra que oito em cada dez brasileiros (77%) nem se arriscam a dizer. Registrados, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 35 partidos atualmente.

Mais partidos aguardam registro junto ao TSE (Foto: Divulgação)Mais partidos aguardam registro junto ao TSE (Foto: Divulgação)

Segundo o Ao serem informados da quantidade correta, 80% veem como negativo esse número. Os que consideram essa quantidade positiva somam somente 12%. E 4% não acham nem positivo e nem negativo.

Consequentemente, a maioria (84%) acha que existem muitos partidos políticos no Brasil. Uma pequena parcela da população (8%) diz que a quantidade é adequada e apenas 4% acham que são poucos.

E caso uma proposta seja apresentada no Congresso Nacional para reduzir o número de partidos políticos, você apoiaria? 77% dos brasileiros respondem que sim. Outros 18% são contra a redução e 3% estão em cima do muro: nem favoráveis, nem desfavoráveis.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 142 municípios, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.