O ex-governador Roberto Requião, candidato do PT ao pleito estadual em 2022, criticou o acordo firmado entre Ratinho Junior (PSD) e Lula (PT) que possibilita a implantação do novo pedágio ao Paraná. Nesta sexta-feira (5), Requião postou vídeo nas redes sociais afirmando que Lula descumpriu promessa firmada na campanha presidencial.

“Lula prometeu que as ‘tarifas de pedágio não iriam custar mais de R$ 5’. E também afirmou que ‘não aceitaria o modelo de pedágio elaborado pelo Governo Bolsonaro’. Povo paranaense, prepare o bolso. O pedágio mais caro do mundo vem aí”, descreve.

Requião ainda relaciona a decisão de Lula com verbas destinadas ao Programa do Ratinho, atração exibida no SBT pelo pai de Ratinho Junior.

O relacionamento entre o Governo Lula e a família Requião é conturbado desde o início do ano. Na quinta-feira (4), o deputado estadual Requião Filho afirmou:

“Pede música no fantástico!!! Terceiro ministro de Lula que vem ao Paraná e não avisa a base progressista. Somos oposição ao Ratinho Junior e me parece que o Governo Federal decidiu ser situação”, disse.

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Convênio

Ratinho Junior e Lula assinaram, na última quarta-feira (3), o convênio que permite a concessão dos novos pedágios do Paraná. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em entrevista coletiva, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), exaltou o modelo adotado em conjunto entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

“É um modelo inovador, que vai permitir a concessão de rodovias estaduais e federais integradamente. Isso garante mais eficiência ao modelo, reduz rotas de fuga, garante mais rentabilidade ao projeto, permite cobrança menor de pedágio, além de dar mais investimentos em adequação e melhorias das rodovias. A gente trabalha para que o modelo dê certo para replicá-lo Brasil afora”, disse.

Segundo Renan Filho, é desejo do Governo Lula fortalecer a atração do capital privado para melhorar a infraestrutura nacional.