O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), divulgou nesta segunda-feira (19) um vídeo produzido com inteligência artificial que simula como deverá ficar o espaço onde hoje está localizado o Estádio Pinheirão, no bairro Tarumã, em Curitiba. A proposta é transformar o local em um dos maiores centros de eventos do Brasil.

Estádio do Pinheirão será modernizado pelo Governo.
Estádio Pinheirão atualmente. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

O vídeo foi produzido pelo curitibano Cauan Wenderico, de 24 anos, que tem viralizado nas redes sociais ao criar simulações de reformas e modernizações de estádios da capital paranaense.

Em publicação nas redes sociais, Ratinho Júnior destacou a importância do projeto para o turismo e para a revitalização urbana da região.

“Aquele elefante branco do Pinheirão vai virar um dos maiores centros de eventos do Brasil. Um projeto moderno, pensado para atrair ainda mais turistas para o nosso Estado”, afirmou o governador.

Governo oficializou a compra do Pinheirão há mais de um ano

Em outubro de 2024, o Governo do Paraná oficializou a desapropriação do Estádio Pinheirão. O objetivo é dar uma nova função ao espaço, que atualmente é pouco utilizado e praticamente não recebe mais partidas de futebol, apesar de ser um dos locais mais tradicionais do esporte paranaense.

De acordo com Ratinho Júnior, o projeto de reforma já foi desenvolvido e prevê uma série de modernizações. Entre as novidades estão a construção de uma arena para grandes eventos, um centro de exposições e um amplo complexo comercial, com hotéis, restaurantes e academias. O plano também inclui a edificação de prédios destinados a escritórios comerciais, com foco na geração de empregos e no desenvolvimento econômico da região.

Veja-fotos-como-vai-ser-projeto-reformulação-Pinheirão  

“Será o mais moderno da América do Sul, disparado o do Brasil, não tenho dúvidas. E, acima de tudo, por que estamos fazendo isso? Primeiro, para fazer uma grande revitalização naquela região. E, segundo, porque o turismo do Paraná está crescendo muito e não temos um centro de eventos para receber grandes shows e até encontros no Brasil afora. A ideia é tornar o local uma atração para receber mais turistas, que deixarão mais dinheiro ao nosso comércio”, declarou o governador em vídeo publicado nas redes sociais.

Até o momento, o Governo do Estado não divulgou uma data para o início das obras de reforma do Pinheirão.

Veja o vídeo!