O governador Ratinho Junior se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir o novo modelo de pedágio que será implementado no Paraná. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (19) e foi o primeiro realizado com o Governo Lula sobre o tema. Ratinho Junior defende o modelo já acordado anteriormente com o Governo Jair Bolsonaro, mas o PT Paraná afirma que a implementação pode ocasionar uma tarifa mais alta.

Foto: Jonathan Campos/AEN

Em entrevista coletiva realizada na quarta-feira (18), Renan Filho chegou a citar o encontro com o governador do Paraná. “Nós vamos acelerar as concessões. Temos dois lotes de concessão e vamos esquadrinhar um pouco aquele processo das BRs e das rodovias estaduais do Paraná, que é talvez o maior processo de concessão que temos no momento”, disse.

O pedágio no Paraná passa por um entrave desde o ano passado. Enquanto Ratinho Junior defende o modelo já alinhado com Bolsonaro, o PT acredita na implementação de um projeto de manutenção, que garantiria tarifas mais baixas.

Ao tomar posse no início de ano, o governador afirmou que o paranaense não pode mais ser enganado.

“Só aceitamos o modelo de tarifas menores, com menor preço, de forma justa, que seja na Bolsa de Valores e com muitas obras. O famoso pedágio caipira no Paraná nós não vamos aceitar. Cortar mato e pintar asfalto nós não vamos aceitar. Nós queremos duplicações, para que essa infraestrutura possa atender o crescimento econômico do nosso estado”, afirmou na ocasião.

Modelo defendido por Ratinho

O modelo apresentado pelo Governo Bolsonaro destaca que, em vez dos leilões atuais de rodovias federais, ganharia a licitação quem passasse a oferecer a menor tarifa na bolsa de valores, sem limite de desconto. Em troca, o consórcio vencedor pelo modelo deveria desembolsar um valor de aporte, como garantia para investimentos.