O empresário Allan Costa, co-fundador da plataforma de inovação AAA, será o novo presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O nome foi anunciado nesta quinta-feira (06) pelo governador eleito Ratinho Junior.

Bacharel em Processamento de Dados formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Allan foi diretor-superintendente, diretor de operações e _Chief Information Officer_(CIO), responsável pela tecnologia da informação do Sebrae Paraná.

Allan Costa,será o novo presidente da Celepar – Foto Divulgação

Formado pelo Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School, é mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Tecnologia e Processos de Mudança pela Universidade de Lancaster, na Inglaterra, tem MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), cursos de extensão na Universidade Católica de Milão (Itália), no Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD – França) e formação como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ratinho Junior destacou a formação do futuro presidente da Celepar para reforçar a visão de inovação que o seu governo pretende implantar. “A inovação tem que permear o nosso governo para garantir que as soluções que queremos para melhorar a qualidade de vida de todos os paranaenses serão realizadas em todas as áreas, com eficiência e no melhor prazo possível. É fundamental incorporar à equipe, os nomes mais qualificados, com o maior conhecimento e formação técnica e um histórico de realizações”.

O futuro presidente da Celepar explicou que a missão que lhe foi dada por Ratinho Junior é consolidar a Celepar como um _hub_, uma plataforma de criação, promoção e difusão de inovação no estado do Paraná. “De um lado, intensificando o processo de transformação digital no Estado para descomplicar a vida dos paranaenses. Do outro, ampliando o papel da Celepar, para o desenvolvimento de um ecossistema forte, dinâmico e capaz de gerar riqueza, alavancando o empreendedorismo e colocando o Paraná na direção da inovação”.

A Celepar é uma sociedade de economia mista do governo do Estado do Paraná, controlado pelo Governado do Paraná. É a mais antiga empresa de governo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação em atividade no país. Foi criada em 1964.

João Carlos Ortega, como secretário de Desenvolvimento Urbano – Divulgação

Secretário de Desenvolvimento Urbano

O governador eleito também anunciou João Carlos Ortega, como secretário de Desenvolvimento Urbano. Ortega já assumiu a pasta por duas vezes, de abril de 2014 a fevereiro de 2015 e novamente de setembro de 2017 a abril de 2018, retorna para o posto de secretário a pedido do governador.

De acordo com Ortega, sua missão à frente da SEDU será de promover o desenvolvimento urbano nos 399 municípios do Paraná por meio de linhas de financiamento e de programas do Governo do Estado. “De maneira prática e diálogo transparente, vamos receber projetos para que possamos levar obras estruturantes, para aquisição de maquinários e equipamentos, compra de terrenos e infraestrutura para implantação de moradias e parques industriais”, afirma.

Ele também promete mais agilidade no financiamento de projetos, com avaliação constante para que os investimentos respeitem o meio ambiente e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

João Carlos Ortega é formado em gestão de Recursos Humanos pela UNISEB. Foi vereador em Jandaia do Sul no período de 1989 a 2000 e vice prefeito de 2001 a 2004. Atuou também como chefe de gabinete de Ratinho Junior, quando este foi deputado estadual e federal e foi diretor geral da SEDU.