Carlos Massa Ratinho Júnior, governador eleito do Paraná, tomou posse do cargo nesta terça-feira (1º), em cerimônia realizada em Curitiba. O evento começou no Palácio Dezenove de Dezembro, no bairro Centro Cívico, e teve uma caminhada até o Palácio Iguaçu, onde aconteceu a solenidade de transmissão de cargo dos governadores e posse dos novos secretários nomeados por Ratinho Júnior.

Durante o primeiro discurso como governador, Ratinho afirmou que o Paraná precisa trilhar o caminho da eficiência. “Não viveremos mais um Estado de improviso. Nós vamos planejar o nosso futuro. Nós sabemos onde queremos chegar e o único caminho possível é o da eficiência. Isso exige transparência e respeito ao dinheiro público, aposentando questões ideológicas e trabalhando com cooperação”, disse.

Ainda, o governador destacou os senadores paranaenses que estarão em Brasília trabalhando pelo estado. “Temos agora senadores que nos ajudarão (Álvaro Dias, Oriovisto e Flávio Arns) e bancadas Federal e da Assembleia Legislativa comprometidas com este novo jeito de fazer política”, destacou.

Ratinho Júnior tem 37 anos e é natural de Jandaia do Sul. É empresário, administrador de empresas, comunicador e político. Casado com Luciana Saito Massa desde 2003, é pai de três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto. Ainda durenta o depoimento, o governador se emocionou muito ao falar dos familiares.

Carreira Política

Ratinho Jr. foi eleito Deputado Estadual aos 21 anos e sua candidatura para Deputado Federal obteve a segunda maior votação para a Câmara, em 2006. Foi candidato a Prefeito em 2012 e, em 2014, foi eleito Deputado Estadual com o maior número de votos do país. Além disso, foi secretário do Desenvolvimento Urbano de 2013 a 2014 e, novamente, de 2015 a 2017.

Com o término das solenidades, o governador eleito segue para Brasília, onde participa da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro.