Por Elizangela Jubanski

Procurador da Operação Lava Jato. Foto: Reprodução

Horas após a ampla repercussão de uma postagem no Facebook do procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota afirmando que sofre perseguições notórias da operação Lava-Jato. “A perseguição ao PT, notadamente, não se compara à benevolência com que procuradores tratam outras agremiações partidárias”, diz a afirmação, publicada no site oficial do partido.

O artigo do procurador, publicado nesta sexta-feira (30), fala sobre os ‘diversos líderes de organizações criminosas’ e cita apenas dois partidos – PT e PMDB – sem mencionar, por exemplo, partido como PSDB cujo presidente, o senador Aécio Neves (MG), chegou a ficar afastado das funções por suspeita de envolvimento em fraudes e corrupções.

Trecho da postagem publicada nesta sexta-feira (30). Foto: Reprodução Facebook

“Se restringirmos o olhar para a J&F, realmente eles eram líderes. Se olharmos para o mapa completo, eles eram tributários, pagavam propinas para as organizações criminosas da política, seja a do PT ou a do PMDB a nível federal, mas com certeza a organizações menores que existem em governos estaduais, municipais e em órgãos públicos diversos”, diz a postagem.

Para o PT, o direito à manifestação é livre, no entanto, por se tratar de um funcionário público ligado diretamente à Lava Jato, é uma tentativa clara de valer seus desejos em meio aos trâmites processuais da operação que investiga o maior esquema de corrução do país.

“Coincidentemente, o desequilíbrio verbal e o descontentamento do procurador Carlos Fernando se dão no exato momento em que João Vaccari Neto foi absolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os juízes foram claros ao sentenciar que, segundo a lei, delações sem provas não bastam para condenar uma pessoa. Vamos repetir: segundo a legislação brasileira, delações sem provas não são suficientes para incriminar e, menos ainda, manchar a honra de quem quer que seja. Se é fato que ninguém está acima da lei, também não podemos admitir que esteja abaixo dela”, alega o PT.

Power Point

A nota de repúdio relembra, inclusive, a tela de power point que envolvia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), motivo de memes e piadas nas redes sociais. “Essa caçada judicial (…) foi devido ao amadorismo e à fragilidade da denúncia. Pelo jeito, a Força Tarefa não aprendeu a lição e continua a agir de maneira que não condiz com a história do Ministério Público brasileiro e de seus representantes”, finaliza a nota.

Memes sobre ‘convicção’ de procuradores da Lava-Jato se espalham pela internet

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Procurador da Lava Jato esquece de PSDB em postagem sobre corrupção e PT acusa de perseguição

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.