Se o prefeito Márcio Wozniack acumulou experiência e conhecimento em anos de gestão pública e não é mais o mesmo, Fazenda Rio Grande também, não. Ambos se desenvolveram juntos e aprenderam que o melhor a se fazer diante de inúmeros desafios diários é desburocratizar e incentivar a chegada de empresas e indústrias. De um tímido progresso em 2013, hoje Wozniack se despede da prefeitura com o saldo de 300 empresas de grande porte instaladas em Fazenda Rio Grande, que geraram 10 mil empregos diretos a moradores.

Para a Banda B, o prefeito Márcio Wozniack comemora o crescimento da cidade e diz se sentir satisfeito com tudo que fez pelo município. “O dever foi cumprido. É uma sensação muito boa em ver a cidade se transformar nos números, fortalecer o comércio local, chegada de indústrias novas, construção e obras que fizemos, números da educação, IDEB (Índice de Desenvolvimento na Educação Básica), mais de 60 quilômetros de asfalto e R$ 90 milhões de recursos, tudo catalogado e informado pela equipe de transição”, garantiu.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de FRG

 

O avanço do coronavírus pelo Estado e municípios paranaenses fez com que alguns projetos fossem adiados em Fazenda Rio Grande, mesmo assim, Wozniack garante que o momento foi de focar na saúde. “Frustrado por não ter feito um pouco mais devido ao ano atípico do coronavírus. Afinal, a marca da nossa gestão é mostrar o quanto Fazenda é importante para o Paraná e como ela tem atrativos em investimentos, negócio e lazer. Não conseguimos concluir o que estava planejado. Mas o momento pedia atenção total na saúde e isso foi feito.

Polo industrial

Fazenda Rio Grande se tornou um município próspero para a chegada de novas empresas. Investimento em políticas atrativas para empresários e a desburocratização foram potentes legados deixados por Wozniack ao município. “É uma forma correta e honesta de progredir a cidade. Assim o município dá certo, fortalecendo o comércio, aplicando uma lei de incentivo na cidade. Trabalhadores moram aqui. Quando o empresário percebeu isso, com a qualificação da mão-de-obra que temos aqui, fez com Fazenda Rio Grande avançasse”, garantiu.

Em seu discurso de inauguração da loja Havan no município, o dono da rede, Luciano Hang, parabenizou Wozniack e disse que aquela unidade teve abertura em tempo recorde. O alvará para funcionamento saiu em 20 dias. A Havan está em 17 Estados brasileiros, com cerca de 130 lojas.

Wozniack ao lado de Beto Preto, secretário da Saúde do Estado, e o governador Ratinho Jr. Foto: Divulgação/Prefeitura de FRG

Obras

Entre tantas benfeitorias, a pavimentação é vista pelo prefeito Márcio Wozniack como algo importante para os moradores. “Foram 60 quilômetros de pavimentação e R$ 90 milhões. Esse bom trânsito junto ao Governo Estadual e Federal, idas a Brasília, reuniões, fizeram com que viessem emendas e aprovações de recursos de empréstimos que aceleram esse plano de pavimentação, economizando dinheiro do município. Por aqui, conseguimos então fazer o nosso Parque Multieventos, no bairro Eucalipto, além de resgatar o nosso Parque Verde. Cinco novas escolas municipais, sete novos CMEIs. Planejamos a cidade, que começou de forma desregrada com o boom populacional, mas hoje melhorou e tende a crescer ainda mais”, vislumbra.

Futuro

Como um bom morador de Fazenda Rio Grande, Wozniack quer ver a cidade atingindo novos patamares de desenvolvimento, torcendo pelo bem-estar dos moradores. “Nasci aqui e moro aqui há 48 anos. Meus pais nasceram quando era campo, criavam cavalos de raça, aqui. Tudo que vivi e fiz pela cidade foi pensando em quem mora aqui, como meus pais, que se sentem orgulhosos. A partir de agora, é saudade. Trabalhei com várias pessoas competentes, boas e isso me faz sentir um aperto no coração. Não serei mais prefeito, mas continuo sendo um cidadão fazendense”, pontua Márcio Wozniack.

Os próximos passos, embora desconhecidos, não devem ficar longe da região metropolitana de Curitiba. “Muitos perguntam onde vou ficar, pedem que fique em órgãos representativos da região metropolitana. Então, estamos conversando com municípios e Governo do Estado. Pode ser que eu auxilie nesse processo de desenvolvimento das cidades metropolitanas”, concluiu o prefeito de Fazenda Rio Grande.