Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Opinião aponta que cinco pré-candidatos estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Curitiba. Há seis meses das eleições municipais, o levantamento evidencia um cenário ainda incerto e imprevisível sobre quem deve suceder o prefeito Rafael Greca (PSD).

A pesquisa ouviu 1.200 moradores de Curitiba com mais de 16 anos entre os dias 17 e 19 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número TRE-PR 01622/2024.

De acordo com o Instituto Opinião, os cinco pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba que aparecem tecnicamente empatados no primeiro turno são: Luciano Ducci (PSB), Eduardo Pimentel (PSD), Ney Leprevost (União), Beto Richa (PSDB) e Deltan Dallagnol (Novo).

Se retirados os nomes do ex-governador Beto Richa e do ex-deputado federal Deltan Dallagnol, ao menos três pré-candidatos aparecem empatados: Ducci, Pimentel e Ney Leprevost.

O instituto também questionou aos moradores de Curitiba quais candidatos escolheriam se somente Luciano Ducci, Eduardo Pimentel, Beto Richa, Fernanda Dallagnol e Cristina Graeml entrassem na disputa. Com o resultado, os dois primeiros têm empate técnico.

Agora, se apenas Luciano Ducci e Ney Leprevost concorressem à sucessão de Rafael Greca, o pré-candidato do PSB venceria as eleições municipais.

Entre Luciano Ducci e Eduardo Pimentel, a maioria dos eleitores respondeu que prefere o ex-prefeito Ducci para retornar ao posto e gerir a cidade pelos próximos quatro anos.

Se a disputa envolvesse apenas Ney Leprevost e o atual vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel, o primeiro venceria as eleições.

O Instituto Opinião também avaliou a rejeição dos pré-candidatos entre os eleitores com mais de 16 anos. O deputado federal Beto Richa surge como o nome com mais recusa na capital do Estado: 51,6% jamais votaria nele.

Se descartada a pesquisa estimulada, em que nomes de pré-candidatos são listados ao entrevistado, o levantamento indica que 7 em cada 10 eleitores ainda não sabem em quem votar para assumir a administração de Curitiba.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Curitiba tem empate técnico entre cinco pré-candidatos na disputa pela prefeitura, diz pesquisa

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.