O delegado titular do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Hamilton da Paz, divulgou, nesta terça-feira (15), um balanço referente às prisões efetuadas durante o ano de 2012. Segundo a polícia, a queda de arrombamentos por utilização de explosivos foi significativa nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, pois até agora nenhuma agência de Curitiba ou região metropolitana foi alvo desta modalidade de crime.
De acordo com o delegado, a queda de ocorrências é devido à prisão da quadrilha de Rogério Mattos da Luz, o “Batman”. “Os arrombamentos foram desde tentativas até a consumação do crime, quer seja por explosivos, maçarico ou até mesmo o uso de furadeira (serra copo) que comumente é utilizada pelos marginas para tentar violar o caixa eletrônico. Percebemos ainda que as pessoas especializadas neste tipo de crime, preferem as agências do Banco do Brasil e Santander”,disse Paz.
Cinquenta e seis pessoas foram presas envolvidas em arrombamentos de caixas eletrônicos no Estado e m 2012. Destas, 21% foram autuadas pelo Cope.