O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assumiu o cargo de secretário de estado das Cidades, do governo do Paraná, em 1º de janeiro de 2023, já empenhado nas melhorias previstas para a região metropolitana e as centenas de municípios do estado, mas também em uma possível candidatura a prefeito da capital nas próximas eleições municipais, em 2024.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, nos estúdios da Banda B.
Foto: Banda B.

Homem de confiança do governador Carlos Massa Ratinho Junior e apoiado pelo prefeito Rafael Greca, Pimentel admitiu que sonha ser prefeito da cidade na qual atua como vice desde 2017, em entrevista ao vivo nos estúdios da Rádio Banda B, para os apresentadores Denise Mello e Paulo Debski, na manhã desta terça-feira (17).

“Sem dúvida nenhuma tenho o sonho de um dia comandar nossa capital. Que seja natural, que seja no tempo certo. Defendo que o que é bom tem que continuar. Por isso, tenho trabalhado muito e me aperfeiçoado cada vez mais”,

disse o vice-prefeito e secretário de estado das Cidades.

Pimentel destacou o “legado” que tem deixado junto com Greca nos últimos cinco anos, e que ainda terá bastante trabalho nesta gestão no município. “Ainda tem muita obra e ação para entregar e eu tenho essa missão agora na Secretaria das Cidades. Mas defendo que o que é bom deve continuar, o legado precisa ser preservado, a cidade tem uma história de bons prefeitos e o legado não pode terminar. Me preparei e me preparo permanentemente para estar aqui”.

Como secretário de estado das Cidades, Pimentel garante que será dada atenção a todos os municípios do Paraná. Ele destacou, entre as prioridades da gestão, a criação da Agência Metropolitana do Estado do Paraná, em substituição à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), e as obras previstas para grandes cidades da região metropolitana.

Entre elas, dos novos terminais de ônibus de Piraquara e de São José dos Pinhais, cada um com investimentos de R$ 12,7 milhões e R$ 21 milhões, respectivamente.

“Aqui é uma cidade só. Sempre dizemos isso na prefeitura de Curitiba e reafirmo como secretário. A Região Metropolitana de Curitiba é uma das maiores do Brasil e temos que pensar em conjunto. Nossos desafios são os mesmos e as soluções também são as mesmas. Temos que pensar em um transporte coletivo cada vez mais integrado e eficiente.”

As obras do terminal de Piraquara iniciaram em 2022. Há uma semana, no primeiro ato como secretário das Cidades, Pimentel assinou autorização para construção do novo terminal de São José dos Pinhais.

“Ele ficará três vezes maior que o atual e faz uma integração importante com a cidade. Quantas pessoas moram em São José e trabalham aqui e, da mesma forma, moram aqui e trabalham em São José? Um terminal moderno, com bicicletário, estacionamento, área de lazer, promovendo a integração dos modais. A pessoa poderá ir de bicicleta ou de automóvel até o terminal e de lá pegar o ônibus pra Curitiba, pro Centro da cidade, da mesma forma o inverso.”

Binário na região Norte

Pimentel destacou também entre as prioridades o binário da Rua Mateus Leme como a Nilo Peçanha, na região Norte de Curitiba. Ele lembra que a administração municipal fez a duplicação do que vai do Shopping Mueller até o Parque São Lourenço e, no outro extremo, o governo do estado faz a duplicação da Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré.

“Essa é uma obra que ainda não se junta. A hora que terminar a Rodovia dos Minérios, ela entra em Curitiba ainda em pista simples. Nós temos a obrigação de fazer essa duplicação, para que já entre Alimirante Tamandaré e Curitiba faça a duplicação da região da Barreirinha até o Centro da cidade. São obras metropolitanas da duplicação da ponte entre São José dos Pinhais e Curitiba na Estrada do Ganchinho, que são obras que precisamos fazer”, explica Pimentel.

Gargalos no Contorno Norte

Outra obra importante, mas ainda sem previsão de início, prevê melhorias para o Contorno Norte. Segundo Pimentel, há um projeto executivo pronto, feito ainda pela antiga Comec. “É como se fosse um Contorno do Contorno, mais uma passagem da BR-476, que vem de Balsa Nova, Araucária, Fazenda Rio Grande, passando por Curitiba, entre o Tatuquara e o Campo de Santana”, revela.

O projeto está orçado em R$ 300 milhões e há perspectivas de que possa ser executado com recursos do governo do estado. “Isso é uma das nossas ações visando a ligação da BR da Fazenda Rio Grande, que liga o Sul do estado ao Sul do país, para desafogar o tráfego de caminhões. Por mais que seja uma BR, está dentro da cidade. Ali, principalmente, na hora que passa pelo CIC e dando sequência a São José dos Pinhais e Piraquara.”