Pesquisa contratada pelo PSL, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, coloca o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tecnicamente empatados para 2022 em um eventual primeiro turno e também no segundo turno. O levantamento também teve como objetivo testar o nome do apresentador José Luiz Datena como presidenciável. A pesquisa ouviu 2040 eleitores de 156 municípios de todos os estados e do Distrito Federal.

No cenário de primeiro turno com todos os possíveis candidatos, já sem a presença do apresentador Luciano Huck, Bolsonaro tem 34,3% das intenções de voto, seguido por Lula, que tem 32,5% — a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ainda neste cenário, Datena aparece com 7,5%, seguido por Ciro Gomes, do PDT (5,8%); João Doria, do PSDB (3,4%); Luiz Henrique Mandetta, do DEM (3,2%); e a senadora Simone Tebet, do MDB (1,1%). Entre os entrevistados, 8,6% afirmaram que irão votar em branco, nenhum ou anular o voto e 3,6% não souberam responder.

No segundo turno, Lula tem 40,2% das intenções de votos e Bolsonaro 40%, em novo empate. Entre os entrevistados, 15,3% afirmaram que irão votar em branco, em nenhum ou anular.

Rejeição

No indíce de rejeição, 50,4% afirmam que não votam em Bolsonaro de jeito nenhum e 49,7% não escolheriam Lula. O mais rejeitado neste quesito é Dória com 57,2%.

Maioria desparova Bolsonaro

Com relação a aprovação do governo Bolsonaro, a maioria desaprova a gestão: 53,8%, contra 42% que aprovam e o restante não soube ou não quis opinar.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Pesquisa encomendada pelo PSL coloca Lula e Bolsonaro empatados para 2022

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.