Pré-candidato à reeleição, Helder Lazarotto (PSD) lidera a disputa pela Prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com pesquisa IRG, encomendada pela Banda B, ele aparece com ampla vantagem sobre a segunda colocada, a ex-prefeita Beti Pavin (MDB).

helder-lazarotto
Helder Lazarotto, atual prefeito de Colombo. Foto: Reprodução/helderlazarotto.com.br

Na pesquisa estimulada, que é aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Lazarotto aparece com 42,5% das intenções de voto, seguido por Pavin, com 27,3%. Sergio Pinheiro (DEM) aparece com 8,3% e Fernando Azevedo (PT), 4%.

Não sabem ou não opinaram somam 9,3%; brancos, nulos ou não votaria em nenhum 8,5%.
Em um cenário disputado apenas por Lazarotto e Pavin, o pré-candidato à reeleição soma 50,8%, contra 34,2% da ex-prefeita.

Rejeição

Quando questionados, ainda em pesquisa estimulada, em quais pré-candidatos não votariam de jeito nenhum, a maioria (26,7%) escolheu a ex-prefeita Beti Pavin. Em segundo lugar aparece Fernando Azevedo, com 26,3%.

Por outro lado, 17,2% não soube ou preferiu não responder. O pré-candidato Sergio Pinheiro é rejeitado por 13,5% dos eleitores de Colombo, enquanto Helder Lazarotto surge com 8,2% de rejeição.

Aqueles que escolheram responder “nenhum, branco ou nulo” somam 8,2% dos entrevistados.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, que é aquela em que os eleitores falam em que votariam sem a apresentação de nomes, Lazarotto aparece com 23,2%, seguido por Pavin, com 8%; Sergio Pinheiro, 1,5%; Fernando Azevedo, 0,7%; e Thiago de Jesus, 0,3%.

helder-lazarotto-beti-pavin
Beti Pavin e Helder Lazarotto aparecem como os principais candidatos à Prefeitura de Colombo, aponta pesquisa. Foto: Divulgação/Prefeitura de Colombo e Reprodução/helderlazarotto.com.br

Aprovação

O IRG ainda perguntou aos eleitores como eles avaliam a gestão de Helder Lazarotto.
Para 60,3% dos eleitores, a gestão é considerada boa ou ótima e 22% consideram regular. Já 13,7% consideram ruim ou péssima.

73,5% aprovam a gestão municipal, enquanto 22,8% desaprovam.

Metodologia

A pesquisa IRG/Banda B ouviu 600 eleitores de Colombo, entre os dias 12 e 15 de junho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), sob número PR-00673/2024.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Nova pesquisa para a prefeitura de Colombo mostra Helder Lazarotto com ampla vantagem na disputa

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.