A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) divulgou, nesta sexta-feira (13), o horário da Lei Seca para as eleições de 2020. De acordo com o anúncio, o consumo de álcool estará proibido das 5h às 17h nos locais públicos de todo o Paraná. Em bares e restaurantes, porém, a venda está autorizada.

Divulgação TRE-PR

Segundo o secretário Romulo Marinho Soares, a pandemia também teve peso na decisão. “A ideia é que o eleitor vá votar, sóbrio, e vá para casa depois, evitando assim aglomerações”, disse.

A resolução que define a lei seca é assinada pelo secretário de segurança. O documento descreve que o objetivo é garantir a ordem e a tranquilidade pública no decorrer do pleito.

Efetivo

Na coletiva, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, declarou que a Polícia Militar fará a segurança em mais de 4 mil pontos de votação, empregando 10 mil homens, por meio da permanência dos agentes e também do rádio patrulhamento. “Esperamos baixa incidência de ocorrências, tanto pelos protocolos referentes ao coronavírus, bem como devido ao planejamento adotado pelas instituições envolvidas”, afirmou o coronel.

Além da Lei Seca, a coletiva tratou das medidas sanitárias nos locais de votação, dos crimes eleitorais e do efetivo policial. O coronel Romulo afirmou que, caso um eleitor compareça sem máscara, será orientado sobre o uso obrigatório.