A mais recente pesquisa para a prefeitura de Curitiba dá alguns recados importantes a pouco menos de um ano das eleições municipais de 2024. O levantamento feito pela Paraná Pesquisa (veja abaixo), divulgado nesta terça-feira (31), mostra algumas premissas interessantes. A primeira delas é que o eleitor curitibano, agora, não está nem aí para a eleição.

prefeitura de curitiba
Foto: Hully Paiva/SMCS

Prova disso é que 78,9% das pessoas entrevistas disseram que não sabem em quem votar. E aí, quando questionado, sem que lhe seja apresentado a lista de candidatos, o eleitor fala o primeiro nome que vem à cabeça. No caso, do atual prefeito Rafael Greca (10,3%) — mesmo este já se encaminhando para o fim do segundo mandato. A partir daí, todos os candidatos lembrados pelos entrevistados estão empatados dentro da margem de erro. Chama a atenção que Eduardo Pimentel (PSD) vem logo depois de Greca, com 2%. Sinal que, enfim, ainda que de forma tímida, parece estar dando o resultado o trabalho das máquinas municipal e estadual.

A segunda premissa aparece na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados aos eleitores. O recall em torno do nome de Luciano Ducci (PSB). É sem dúvida o nome mais conhecido nos cinco cenários pesquisados, já que foi vice-prefeito de Beto Richa (PSDB) por dois mandados e prefeito por nove meses. Nos cinco cenários pesquisados, Ducci aparece na frente em quatro deles, hora soberano, hora empatado dentro da margem de erro — motivo de festa na Fazenda Roda Viva.

Pesquisa indica que o eleitor curitibano está arrependido de ter deixado Luciano Ducci fora do segundo turno de 2012. Naquela época Gustavo Fruet (PDT), com toda força do PT, derrotou Ratinho Junior que hoje beira 75% de aprovação entre os curitibanos. E Rafael Greca, que em 2012 não chamou atenção e fez uma campanha pífia, hoje é o mais lembrado. E aprovado.

Para ler a matéria completa do Blog Politicamente, parceiro da Banda B, clique aqui.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Os recados revelados na pesquisa para a prefeitura de Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.