A participação do presidente Jair Bolsonaro em manifestações pelo fechamento do Congresso Nacional na tarde deste domingo, 19, também foi criticada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, em sua conta oficial no Twitter. “O presidente da República atravessou o Rubicão. A sorte da democracia brasileira está lançada”, publicou.

(Foto: Reprodução)

 

A expressão “atravessar o Rubicão” remete à decisão do general Júlio César, no ano 49 a.C., de afrontar o Senado romano e cruzar com tropas o Rio Rubicão, na Itália, o que era vedado pela lei da época.

“Hora dos democratas se unirem, superando dificuldades e divergências, em nome do bem maior chamado LIBERDADE”, seguiu o presidente da OAB, na rede social.

O presidente Jair Bolsonaro e Felipe Santa Cruz já trocaram várias críticas públicas. Em julho de 2019, Bolsonaro disse que poderia “contar a verdade” sobre como o pai de Felipe Santa Cruz, Fernando Santa Cruz, desapareceu durante a ditadura militar.

FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse em sua conta no Twitter que é “lamentável que o presidente adira a manifestações antidemocráticas”. A crítica é relacionada à participação de Jair Bolsonaro (sem partido) em manifestação contra o Congresso em Brasília, na tarde deste domingo.

“O momento é de união ao redor da Constituição contra toda ameaça à democracia. Ideal que deve unir civis e militares; ricos e pobres. Juntos pela liberdade e pelo Brasil”, disse FHC

Jair Bolsonaro discursou no protesto que ocorria em frente ao quartel-general do Exército e que contava com ataques ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pedidos de intervenção militar.