O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, explicou que ainda não é possível precisar o valor exato que será cobrado em cada praça do novo pedágio. A afirmação aconteceu, nesta quinta-feira (4), durante coletiva de imprensa em Curitiba.

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Foto: Antonio Nascimento – Banda B

Ontem, o governador Ratinho Junior (PSD) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinaram o convênio que permite a concessão dos novos pedágios do Paraná. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.

O modelo de concessão contará com o depósito do aporte somente se o desconto sobre a tarifa teto do pedágio for maior que 18%. O aumento da curva de aporte, segundo o Governo do Paraná, vai dar incentivos para que os descontos na tarifa sejam maiores.

“Nós temos a expectativa de um grande desconto. Agora, quem vai bater o martelo? É o mercado. Nós não podemos precisar qual é o desconto que será dado no leilão lote por lote. Nós acreditamos em uma disputa muito grande”, considerou Sandro Alex.

O secretário explica que o leilão já inicia com um desconto entre 20% e 30% sobre os valores cobrados anteriormente no pedágio paranaense.

“Por que o governador disse que nós estamos iniciando com 20% a 30% de desconto do valor das praças que estavam vigentes no Paraná? Porque é o valor que inicia o leilão. E é isso sempre que confunde as pessoas. Quando a gente dá um preço, por exemplo, de R$ 11 por praça as pessoas imaginam que essa é a tarifa. Não, esse é o preço que o leilão é aberto. A partir deste preço as empresas começam a dar o desconto e não há limite”, detalhou.

O convênio, na prática, delega as rodovias estaduais para que o Governo Federal faça uma concessão conjunta entre elas. Neste primeiro momento, são cerca de 700 quilômetros federais e 400 quilômetros estaduais que irão a leilão.

São dois lotes previstos para irem a leilão no mês de agosto. Um deles engloba as ligações entre Curitiba e Guarapuava (Trevo do Relógio) e Guarapuava a Ponta Grossa, além da Região Metropolitana de Curitiba. A extensão total da concessão é de 473,01 km. O outro prevê as ligações entre Curitiba-Litoral, Ponta Grossa-Jaguariaíva, Jaguariaíva-Ourinhos (na divisa com São Paulo) e Ourinhos-Cornélio Procópio. Ele tem extensão total de 600 km.

“Com o leilão dos lotes 1 e 2 sendo realizado entre agosto e setembro, a expectativa é que nós tenhamos as empresas operando ainda neste ano de 2023. Ou seja, entre outubro, novembro ou até dezembro as empresas já estarão operando antes da próxima safra e da próxima temporada”, projetou Sandro Alex.

O edital aos interessados deve ser publicado na próxima semana. A expectativa é que a publicação ocorra no dia 16 de maio.