A Justiça negou em primeira instância uma liminar movida por filiados do PSOL que pedia a exoneração de Eduardo Pimentel (PSD) do cargo de Secretário de Estado das Cidades. A juíza Patrícia Bergonse afirmou em sua decisão que não há impedimento para que Pimentel siga se revezando entre o cargo de secretário estadual e vice-prefeito de Curitiba. Quando precisa assumir a prefeitura durante as viagens do prefeito Rafael Greca (PSD), ele renuncia ao cargo no governo. Depois, volta a ser nomeado como secretário.

pimentel
Eduardo Pimentel – Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Eduardo Pimentel disse que recebeu a decisão com tranquilidade porque sempre soube que não há nenhuma ilegalidade em relação a atuação dele.

“Recebi com muita naturalidade esta decisão judicial que veio só confirmar a legalidade da minha atuação como secretario estadual das cidades, mesmo sendo vice-prefeito. Sempre soubemos que juridicamente eu poderia assumir os dois cargos escolhendo somente uma remuneração, e foi o que fiz. Desde o início, quando o governador Ratinho Jr fez o convite e o prefeito Rafael Greca entendeu que seria bom pra Curitiba, estávamos tranquilos e cientes desta legalidade”

Eduardo Pimentel

Um dos motivos apontados pelos autores da ação para contestar a nomeação de Pimentel no governo é o fato de que ele libera, como secretário de Estado, dinheiro para programas que ele mesmo anuncia como vice-prefeito ou prefeito interino.

Pimentel afirma que o foco não é polemizar, mas priorizar o que é bom para os municípios.

“Nosso foco não é polemizar e nem fazer o uso inadequado dessas importantes posições, mas sim trabalhar com seriedade. Prova disso foi a verba de R$ 2 bilhões que investimos através da Secretaria das Cidades nos 399 municípios do Paraná em 2023, com destaque para o maior programa de infraestrutura urbana em andamento no país que é o ‘Asfalto Novo, vida nova’. Por meio deste programa, estamos terminando todas as ruas de saibro de cidades com até 25 mil habitantes. Isso pra mim é motivo de alegria de um trabalho feito com respeito e profissionalismo”, completa Pimentel.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Justiça nega liminar para tirar Eduardo Pimentel do governo do Paraná

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.