A candidata do PL, Christiane Yared, com o número 22, disse na Banda B nesta quinta-feira (15), que, caso eleita prefeita de Curitiba, irá construir um Hospital Veterinário na cidade. “Você que ama se animalzinho, temos um projeto lindo de construir um hospital veterinário municipal. Sabemos como fazer em parceria com as universidades e tendo já o local, já que a prefeitura tem muitos prédios abandonados (…) às vezes, a pessoa não tem como pagar castração, vacina, tratamento e terá esta oportunidade num hospital público”.

Essa foi uma das propostas apresentadas pela candidata do PL na entrevista feita na Banda B, pelas redes sociais Instagram e Facebook. Em conversa com o apresentador Paulo Sérgio Débski, Yared defendeu a escolha de uma mulher para comandar a cidade e garantiu está preparada para ocupar o cargo de prefeita.

“Nestes últimos dois anos, ouvi o apelo de mais de 16 mil mulheres do PL Mulher, que me convenceram que também poderia cuidar de Curitiba. Sou curitibana, minha família é daqui e, ao longo desta caminhada, comecei a compreender aquilo que realmente acredito para a cidade, não apenas como pauta, mas com ação”, pontuou a candidata que está em seu segundo mandato como deputada federal.

Yared também defendeu a valorização dos servidores. “Pretendemos melhorar e valorizar o funcionário público, de carreira, que, muitas vezes, vê chegar um comissionado, ganhando três vezes mais, o que é um balde de água fria. É o servidor que conhece, que está na ponta (…) Então o que fazer? Temos muitos comissionados, por isso a primeira coisa a fazer é acabar com todos e economizar mais de R$ 600 mil por mês”, disse.

Paulo Débski e Yared na Banda B

Gestão austera

A candidata do PL também ressaltou que o país vive um recessão e teremos um ano de 2021 muito austero. Yared garante que tem um plano de governo plausível, nada faraônico e não quer desconstruir o que está construído. Segundo ela, a prioridade no início da gestão será a saúde, sem esquecer a geração de emprego. “Todos os recursos serão direcionados neste primeiro momento para a vacina contra a Covid-19, e tem que ser assim mesmo. Toda pessoa doente quer ficar livre daquela dor. E uma cidade tem que ter trabalho e renda, do contrário, não cresce. (…) Menos concreto e mais afeto”.

Na saúde, Yared, também defende a construção três novos postos de saúde 24 horas. “Temos projeto que permite a construção de pelo menos três postos nas regionais mais populosas, porque muitas vezes a mãe gira a cidade em busca de hospital e as vezes o caso é mais simples e pode ser atendimento num posto de saúde”.

Creches

Sobre as creches, a candidata defende parcerias com empresários do setor que tiveram que fechar as portas de escolas particulares devido a pandemia. “Não vou construir novas creches. Não tem dinheiro. Vamos fazer parcerias com micro empresários que tiveram suas escolas fechadas e precisam de uma repactuação tributária”.

Yared também defende a diminuição do número de secretarias de 28 para 15, como medida de redução de gastos. E garante que terá secretários que sejam servidores. “Temos excelentes técnicos de carreira, que sabe lidar com a gestão pública e será convidado para ser secretário”.

Boa relação com o governo federal

A candidata considera fundamental para o futuro gestor que haja uma boa relação com o governo federal. “Digo que se não houver uma boa relação e parceria, o município vai sofrer as consequências, foi o que sentimos na pele em outras gestões (…) Sou da base do governo e tenho as portas abertas a hora que quiser (…) se formos para discutir o sexo dos anjos não chegaremos a lugar nenhum”.

Yared falou também sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, de mobilidade urbana, tansporte público e encerrou ressaltando a importância de se eleger uma mulher.

“Curitiba merece uma mulher prefeita. Curitiba é uma mulher linda, vaidosa, temperamental e inclusiva como toda mulher. É a nossa Curitiba-mãe. Vote 22 e estaremos juntos no segundo turno”, concluiu a entrevista de 20 minutos.

Veja AQUI a ordem das próximas entrevistas.

Assista à entrevista de Yared na íntegra: