Da Redação

ReproduçãoReprodução

Foi divulgada na noite deste sábado (1) a última pesquisa Ibope para o primeiro turno à Prefeitura de Curitiba. Encomendado pela RPC TV, o levantamento mostra que Rafael Greca (PMN) segue na frente com 30% das intenções de voto, mas caiu 15% desde a última pesquisa levando em conta os votos totais. Gustavo Fruet (PDT) aparece em segundo, com 19%, e Ney Leprevost (PSD) em terceiro, com 15%. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Fruet e Leprevost estão tecnicamente empatados.

Confira os números, levando em conta votos totais:

– Rafael Greca (PMN): 30%
– Gustavo Fruet (PDT): 19%
– Ney Leprevost (PSD): 15%
– Requião Filho (PMDB): 8%
– Maria Victoria (PP): 7%
– Tadeu Veneri (PT): 5%
– Xênia Mello (PSOL): 1%
– Ademar Pereira (PROS): 1%
– Branco ou nulo: 9%
– Não sabem ou preferem não opinar: 5%

Votos válidos

Levando em conta os votos válidos, aqueles em que os votos brancos, nulos e indecisos são excluídos da amostra, Greca tem 35% e Fruet, 22%. O procedimento é o que a Justiça Eleitoral utiliza para divulgar o resultado oficial da eleição.

Confira os números:

– Rafael Greca: 35%
– Gustavo Fruet: 22%
– Ney Leprevost: 17%
– Requião Filho: 9%
– Maria Victoria: 8%
– Tadeu Veneri: 6%
– Xênia Mello: 2%
– Ademar Pereira: 1%

O Ibope ouviu 1001 eleitores, entre os dias 28 e 1 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número PR-05284/2016.

Pesquisa anterior

Na pesquisa interior, Greca tinha 45% das intenções de votos e Fruet 16%. Leprevost era o quinto, com 6%.

Na ocasião, o Ibope ouviu 805 eleitores em entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número PR-01610/2016.