O governador Ratinho Junior (PSD) indicou o ex-secretário de Infraestrutura e Logística (SEIL) do Paraná, Sandro Alex (PSD), como sucessor para concorrer ao governo nas Eleições 2026. Sandro Alex é deputado federal pelo PSD, atual presidente estadual do partido, e responsável pela obra da Ponte de Guaratuba.

O nome do ex-secretário não figurava entre os principais do partido para disputar a sucessão de Ratinho no Palácio Iguaçu até a noite desta segunda-feira (14).
Sandro Alex foi secretário de Estado de Infraestrutura e Logística desde 2019 e saiu do cargo no início deste ano para poder concorrer as Eleições 2024. Radialista e advogado, ele se elegeu deputado federal do Paraná pela primeira vez em 2010, e reeleito em 2014 e 2018. Em outubro de 2022, conquistou o quarto mandato como deputado federal, até se licenciar para assumir novamente o cargo de Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística.
Sandro Alex é irmão do ex-prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel (PSD), que esteve na Prefeitura entre 2013 e 2020. Em 2024 tentou se eleger novamente e perdeu, mesmo com amplo apoio partidário e tendo como padrinho político o governador Ratinho Júnior.
As obras de Sandro Alex
A obra da vez da gestão de Sandro Alex na Secretaria é a construção da Ponte de Guaratuba, que está com inauguração prevista para dia 29 de abril. Com mais de 1,2 mil metros de extensão sobre a baía e cerca de três quilômetros no total, considerando os acessos, a Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, ciclovia e espaço para pedestres.
Ele também foi responsável pela execução de grandes obras no Paraná, como a Ponte Internacional da Integração Jaime Lerner, segunda estrutura que liga Foz do Iguaçu ao Paraguai, depois da Ponte da Amizade. O objetivo da obra é desafogar o trafego entre os países.
Além disso, a gestão operou grande número de novidades rodoviárias. Desde 2019, a SEIL iniciou a duplicação da rodovia de concreto entre Pitanga e Turvo, na região central do Estado, construiu o Contorno Norte de Castro e restaurou a Estrada da Boiadeira, que liga Maringá com a divisa com o Mato Grosso do Sul. Outros exemplos são a duplicação PR-092 em Siqueira Campos e ampliação do Contorno Sul de Curitiba.
Quem é Sandro Alex como deputado federal
Como deputado, atuou no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.
Aprovou o Projeto de Lei 7124/2014, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não estejam em condições de atender à população.
Já o Projeto de Lei (PL) 6561/2013 propõe alterações nas regras de identificação de apostadores nas loterias federais administradas pela Caixa Econômica Federal. O projeto permite que o apostador solicite a inclusão do CPF ou RG no bilhete de aposta. Também destinar recursos de prêmios que o vencedor não resgatou para os municípios de origem da aposta.
Outra proposta dele foi o PL 7697/2014, que torna obrigatória a vacinação contra a Gripe para gestantes; crianças de 6 meses a 2 anos; pessoas com idade acima de 60 anos; profissionais de saúde; profissionais da educação básica; portadores de deficiências, principalmente as com retardo de desenvolvimento psicomotor; e população residente em unidades da federação ou municípios onde as condições climáticas favoreçam o contágio.
Além disso, legislou sobre Previdência Social, propôs a criação de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e tornou Prudentópolis a Capital Nacional do Feijão.
Desentendimento com a Itaipu
A Itaipu Binacional apresentou queixa-crime contra Sandro Alex por difamação. Eles alegam que o secretário chamou a usina de “usina da corrupção” e sugeriu má utilização de bilhões de reais em uma live, sem apresentar provas. Em agosto de 2025, a Justiça Federal rejeitou a ação da Itaipu contra o secretário.
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!