Nas duas primeiras semanas de campanha oficial, Paulo Martins, candidato a vice na chapa de Eduardo Pimentel (PSD), andou meio “sumidão”. Não era visto nos compromissos de campanha, nas redes sociais de Eduardo e nem na propaganda de rádio e tv. Nos últimos dias, entrou de cabeça. Tem feito agendas de campanha e começou a publicar nas redes sociais promessas feitas por Eduardo — mesmo mantendo posts com críticas ao governo Lula.

pimentel-paulo-768×517
Foto: Divulgação/Redes Sociais

A situação, no início da campanha, já vinha chamando a atenção dos eleitores de Curitiba, tanto nas propagandas de televisão como nas redes sociais, e, nos últimos dias, o questionamento chegou até a Justiça Eleitoral.

Uma representação da coligação Curitiba Pode Mais, que tem Ney Leprevost (União) como candidato a prefeito, contra Eduardo Pimentel (PSD) e a coligação Curitiba Amor e Inovação resultou em uma sentença de pagamento de multa, no valor de R$ 40 mil por propaganda irregular.

A coligação de Ney Leprevost alegou na ação que quase todo o tempo da propaganda eleitoral gratuita dos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2024, tanto em rede como em inserções, a campanha de Eduardo Pimentel usou a hashtag #eduardotápreparado em alusão ao candidato a prefeito de Curitiba, no entanto, sem a inclusão do nome do candidato a vice-prefeito Paulo Martins, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Conforme a ação judicial, o nome do candidato a vice de Eduardo Pimentel aparece isoladamente, por meio de hashtag, “correspondendo a meio ardiloso no intuito de burlar a legislação”, diz o documento. A coligação solicitou que a campanha do atual vice-prefeito se abstivesse de veicular a propaganda na televisão, sob pena de multa, e que promovessem a regularização.

Confira a matéria completa no Blog Politicamente, parceiro da Banda B.