O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado nesta terça-feira(1),e a candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP) anunciou uma série de políticas públicas para garantir mais dignidade, autonomia e cuidado com os curitibanos da terceira idade.

maria-victoria-terça
Foto: Maria Victoria/Divulgação.

“Cuidar das pessoas é uma das minhas principais razões para eu querer ser prefeita de Curitiba. E os idosos merecem todo o nosso respeito, a nossa consideração e os nossos cuidados”

afirmou a candidata.

Uma das propostas do seu plano de governo é o Condomínio do Idoso, que garantirá moradia digna, inclusão social e bem-estar para quem está em condições precárias nessa fase da vida. O programa foi criado no Paraná em 2018, durante a gestão da governadora Cida Borghetti.

“Com um ambiente seguro e adaptado, os idosos terão a oportunidade de viver com dignidade, recebendo os cuidados necessários e desfrutando de um convívio comunitário enriquecedor”

explicou Maria Victoria.

Para complementar esse suporte, serão criados os Centros Dias do Idoso. Espaços seguros para os idosos em situação de vulnerabilidade social receberem atendimento, alimentação e apoio psicossocial e participarem de atividades recreativas, educativas, culturais e de convivência para que esse público encontre apoio e consiga melhorar sua qualidade de vida.

Uma outra medida para facilitar deslocamentos à população da terceira idade, é a cobrança de uma tarifa diferenciada aos acompanhantes de idosos. O plano de governo de Maria Victoria traz a proposta de tarifa a R$ 1 aos acompanhantes.

“Os idosos possuem isenção, mas muitas vezes tem dificuldades de usar os ônibus por falta de autonomia”

reforçou a candidata.

A Banda B está divulgando, democraticamente, a agenda dos candidatos à Prefeitura de Curitiba. O espaço segue aberto para as demais candidaturas.