A campanha da candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), está proibida pela Justiça Eleitoral de exibir nas redes sociais, no rádio e na televisão a propaganda em que ela apresenta sua proposta para os radares da cidade. A decisão é do juiz eleitoral Irineu Stein Junior da 145ª Zona Eleitoral de Curitiba, que agora será apreciada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), assim como um recurso apresentado pela campanha da progressista. O pedido para retirada do comercial foi feito pela equipe de Eduardo Pimentel — que é o atual prefeito da cidade e candidato a prefeito pelo PSD.
O ponto da discórdia é que Maria Victoria propôs no programa eleitoral que antes o motorista flagrando pelo radar receba duas advertências antes de ser multado. Ela cita o artigo 267 do Código Brasileiro de Trânsito que estabelece: “Deverá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 (doze) meses”.
Na propaganda, a candidata do PP diz:
“Radar que adverte duas vezes antes da multa é uma das minhas propostas que recebem mais apoio. Dá para fazer, está no Código de Trânsito Brasileiro, procura aí no Google: artigo 267. Dá para fazer, precisa querer, e você pode ter certeza, eu quero. Radar que adverte duas vezes antes da multa é possível, é viável e eu vou fazer “
Radar tem sido um dos temas recorrentes entre os candidatos a prefeitura de Curitiba. E parece ter “colado” junto ao eleitorado. Tanto é, que o jurídico da campanha de Eduardo Pimentel, ingressou com uma ação para que a propaganda de Maria Victoria fosse retirada do ar argumentando que Maria Victoria estaria “fazendo uso de desinformação (fake news) capaz de induzir o eleitorado ao erro e provocar – artificialmente – estados mentais, emocionais e passionais”. A tese foi acolhida pelo juiz Irineu Stein Junior que determinou a imediata retirada do comercial.
A campanha de Maria Victoria fala em censura. Leia a matéria completa no Blog Politicamente, parceiro da Banda B.