O Portal da Banda B divulgou, nesta quinta-feira (22), a primeira pesquisa de intenção de voto depois do início da propaganda eleitoral nas ruas. Os dados colocam à frente da disputa o atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD) com 25,1% dos votos, na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor.
Na sequência, aparecem tecnicamente empatados Ney Leprevost (União Brasil), com 15,7%, Luciano Ducci (PSB) tem 13,8%, e Roberto Requião (Mobiliza) com 12,6%. No pelotão de trás seguem Maria Victoria (PP) com 5,4%, Luizão Goulart(Solidariedade) com 5%, Cristina Graeml (PMB) 3,7%, Andrea Caldas(PSOL) 1,2%. Felipe Bombardelli (PCO) e Samuel de Mattos (PSTU) tem 0,5% cada.
Tanto Luciano Ducci como Roberto Requião já assumiram a prefeitura de Curitiba e dispontam quando o assunto é rejeição. Requião tem 27,% e Ducci 14,1%. Para o cientista político, Coordenador de Ciência Política e de Gestão de Partidos Políticos no Centro Universitário Internacional Uninter, Lucas Massimo, os nomes não são exatamente uma supresa:
“Esse é um dado esperado, isto é comum, visto que na pesquisa de rejeição, o fato dessas pessoas já terem sido prefeitos os coloca em destaque na memória dos respondentes. Os demais candidatos, pelo fato de não terem sido ainda prefeitos de Curitiba, eles se beneficiam neste indicador.”
analisou o cientista político.
Segundo levantamento do cientista político, há espaço para amenizar essa rejeição, já que a campanha na rádio e na tv só começa no dia 30 de agosto:
“Entre as mulheres, nós temos cerca de um terço das respondentes que não souberam indicar o candidato que elas rejeitam. Quando a gente vai para a faixa etária, cerca de um terço dos mais jovens, estou falando aqui de 32,5% das pessoas que possuem entre 16 e 24 anos também não declararam rejeição por nenhum candidato. E entre os adultos, um quarto, 25,5%, aqui eu estou falando do grupo que tem entre 35 e 44 anos que também não souberam ou não opinaram em quem não votariam de jeito nenhum para a prefeitura de Curitiba. Esses dados indicam que considerando o gênero e faixa etária, as mulheres, os jovens e um grupo dos adultos ainda são eleitores em disputa”.
pontuou Lucas Mássimo
Em relação à pesquisa espontânea, 71,9% não sabem em quem votar. Para o cientista político, é um número alto, mas que pode significar oportunidade para os candidatos:
“Essa é uma pesquisa realizada com 816 eleitores, é uma pesquisa representativa do um milhão e quatrocentos mil eleitores que existem na capital paranaense . E como toda pesquisa ela tem uma margem de erro, não é? Neste caso são de 3,5 pontos percentuais. Aplicando isso para todo o eleitorado de Curitiba, nós temos alguma coisa como entre 974 mil e 1 milhão e 74 mil eleitores que ainda não sabem em quem vão votar nas eleições deste ano. Portanto, isso sugere que o quadro está bastante aberto antes da campanha na televisão e no rádio e se inicia no dia 30 de agosto.”
conclui o cientista político.
O Radar Inteligência entrevistou 816 pessoas de 16 a 60 anos ou mais entre os dias 19 e 21 de agosto. A pesquisa, contratada pelo Portal Banda B e registrada sob o número 03410/2024 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), possui grau de confiança de 95,5%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos.