Ciro Gomes – reprodução

O pré-candidato ao Planalto pelo PDT e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, criticou a política de preços adotada pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente. Durante entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 28, Ciro disse que a política equivocada de Parente favorece importadores, que empurram “esse preço absurdo e criminoso” para os consumidores e chegou a pedir a demissão do presidente da Petrobras.

Ciro argumentou que Parente, “para servir aos interesses estrangeiros”, deixou um terço da capacidade de produção de combustível do Brasil ociosa, o que abriu espaço para a atuação de importadores, que aplicam preços baseados no mercado internacional. “Não temos que cair no preço comercial”, disse. “Nós temos uma companhia estatal que tem padrões de eficiência e de custos e que pode transferir essa eficiência para o interesse brasileiro”, afirmou o presidenciável. “Só há uma saída. Demitir o seu Pedro Parente. Peço aqui publicamente a demissão (dele)”, declarou.
Ciro, entretanto, voltou a negar que adotaria uma política de controle de preço nos moldes adotados por governos petistas, o que, segundo ele, é “um erro do passado que não serve ao Brasil”.

Segundo Ciro, as manifestações dos caminhoneiros, em greve há oito dias, deixam claro “que o governo brasileiro impôs à sociedade uma política de preços absolutamente fraudulenta”.

Nos cenários sem Lula, Ciro tem entre 11,1% e 12% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa CNT/MDA de maio, mais recente levantamento sobre a corrida presidencial com abrangência nacional.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Ciro critica gestão de Parente e pede demissão do presidente da Petrobras

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.