O ex-governador do Paraná, Beto Richa,  foi preso pela terceira vez na manhã desta terça-feira (19). A prisão foi feita pelo  Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, Gaeco, do Ministério Público do Paraná. O tucano chegou à sede do Gaeco, no bairro Ahú,  por volta das 10 horas. Ele estava em uma caminhonete Frontier preta, que entrou no pátio em alta velocidade, inclusive batendo no portão de ferro. (Assista abaixo).

Ninguém falou com a imprensa na chegada. Uma entrevista coletiva do MP-PR está marcada ainda para esta manhã.

Richa foi preso em casa, no Mossunguê, em Curitiba, por volta das 6 horas. Também foram presos o ex-secretário especial de Cerimonial e Relações Exteriores do Paraná, Ezequias Moreira, e o empresário Jorge Atherino, que seria o operador financeiro de Beto Richa.

A prisão foi feita pelo coordenador do Gaeco Leonir Batisti e mais quatro policiais. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do ex-governador e também em imóveis da família Richa em Caiobá, no litoral do Paraná, e Porto Belo, em Santa Catarina.

A prisão de Richa é em razão da  Operação Quadro Negro, que apura o desvio de mais de R$ 20 milhões de obras de escolas públicas do estado.

Beto Richa foto – AEN

Segundo o Ministério Público, as fraudes foram cometidas em aditivos de obras fechados com a Construtora Valor, autorizados pela administração pública.

Para o MP, as investigações apontaram, em especial com base nas delações do empresário, dono da Valor, Eduardo Lopes de Souza e do ex-diretor da Secretaria de Educação, Maurício Fanini, que os aditivos foram desnecessários e fraudulentos.

A prisão do ex-governador é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. As primeiras informações são de que testemunhas estariam sendo coagidas e daí o motivo das prisões.

Richa tem salvo conduto concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, para que nem ele e nem ninguém de sua família seja preso, mas isso dentro das Operações Integração, que investiga fraudes em pedágio, e na Operação Rádio Patrulha, que investiga desvios no programa Patrulha do Campo.

Richa foi preso pela última vez no dia 25 de janeiro dentro da 58ª fase da Operação Lava Jato. Ele foi solto uma semana depois por decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha.

Defesa

A defesa de Richa se manifestou por meio de nota:

“A defesa de Carlos Alberto Richa esclarece que a determinação de prisão exarada hoje não traz qualquer fundamento. Tratam-se de fatos antigos sobre os quais todos os esclarecimentos necessários já foram feitos.

Cumpre lembrar que as fraudes e desvios cometidos em obras de construção e reforma de colégios da rede pública de ensino foram descobertos e denunciados pela própria gestão do ex-governador Beto Richa. Por orientação do ex-governador, no âmbito administrativo, todas as medidas cabíveis contra os autores dos crimes foram tomadas.

A defesa repudia o processo de perseguição ao ex-governador e a seus familiares; todavia, segue confiando nas instituições do Poder Judiciário.”

A defesa dos demais citados ainda não se manifestou.

Assista ao momento da chegada de Beto Richa à sede do Gaeco:

Relacionadas:

Gilmar Mendes dá novo salvo-conduto à família do ex-governador Beto Richa

Lava Jato reage à defesa de Richa e diz que prisão interrompe ‘esquemas de propina’

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Preso pela terceira vez, ex-governador Beto Richa chega à sede do Gaeco; assista

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.