A Band rebateu o candidato à reeleição Rafael Greca, nesta sexta-feira (25), e garantiu um rígido protocolo de segurança para a realização do primeiro debate dos concorrentes à Prefeitura de Curitiba. De acordo com a emissora, um representante de Greca esteve presente na reunião realizada em 23 de setembro e, “em nenhum momento, fez críticas sobre o local do debate ou sobre as determinações impostas pela emissora, tampouco fez qualquer sugestão sobre as normais de prevenção à Covid-19”.

Na tarde de quinta-feira (25), Greca fez o anúncio de que não participaria do debate nas redes sociais. “Vocês sabem o quanto eu estimo a discussão das ideias, o debate político, o debate de propostas. Mas, quero comunicar a todos que não participarei do debate de televisão promovido pela Band, o primeiro da temporada eleitoral. Depois de todas as recomendações do nosso criterioso Comitê de Técnica e Ética Médica, o ambiente apresentado não se coaduna, não está de acordo, com as normas de segurança sanitárias e com as distancias respiratórias necessárias. Por isso, não participarei. Mas estarei nas redes sociais e, se disserem mentiras sobre mim, direi verdades sobre eles”, disse o candidato à reeleição.

Confira a nota divulgada pela Band na íntegra:

“A Rede Bandeirantes de Televisão do Paraná vem por meio desta informar que realizou uma reunião com todos os representantes dos candidatos à Prefeitura de Curitiba para definir as regras dos debates que serão realizados nos dias 01 e 14 de outubro do corrente ano. Além das regras relativas especificamente ao debate, ficou definido que, em razão da pandemia de COVID – 19, os candidatos deverão permanecer de máscara durante todo o debate, tirando-as somente nos momentos em que forem perguntar ou responder. Cada candidato e seus dois assessores também devem apresentar resultado de exame negativo para COVID-19 – PCR – feito no máximo sete dias antes dos debates. Além disso, no estúdio e no interior da Emissora ficará à disposição álcool em gel e líquido, sendo obrigatório o cumprimento das regras de distanciamento social nos exatos ditames exigidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba para reabertura de feiras livres e comércio em geral e para o uso do transporte público.

Ressalta-se que o estúdio da Band Paraná tem 128m2 e, assim, possui plenas condições de manter o distanciamento social sugerido pela Vigilância Sanitária. De mais a mais, a distância mínima entre os candidatos será de um metro meio e, ainda, entre os púlpitos, será instalada uma divisória de acrílico de 1,90m de altura por 1,00m de largura. Outrossim, a porta de emergência do estúdio ficará aberta para manter a circulação do ar e os aparelhos de ar condicionado permanecerão desligados.

Além disso, estavam presentes na supramencionada reunião representantes de 15 (quinze) dos 16 (dezesseis) candidatos à Prefeitura de Curitiba e todos concordaram com os procedimentos sanitários propostos pela Emissora.

Diante disso, as declarações prestadas pelo atual Prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), veiculadas em um vídeo através de uma rede social não condizem com a realidade, já que seu representante esteve presente na reunião realizada na data de ontem (23/09/2020) e em nenhum momento fez críticas sobre o local do debate ou sobre as determinações impostas pela Emissora, tampouco fez qualquer sugestão sobre as normais de prevenção à COVID-19.

Por fim, mas não menos importante, deve-se destacar que a Emissora, de modo a proteger e preservar a saúde de seus colaboradores, vem adotando todas as medidas possíveis e recomendadas pelas autoridades de saúde”.