Astorga, na região Norte do Estado, recebeu na noite de quinta-feira (5) a 14ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná. A mais recente edição da Assembleia Itinerante promoveu a interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população. Realizado durante a Expoastorga, o evento resultou em uma série de reivindicações assinadas por prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe e associações da região. Os documentos foram recebidos pelos deputados que representam os municípios no Poder Legislativo.
Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo ao Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. As demandas foram entregues por prefeitos da região.
Também durante a solenidade, 48 personalidades de destaque na sociedade receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo.
O projeto das Assembleias Itinerantes encerrou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. No ano passado, a iniciativa foi realizada nas cidades Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. Neste ano, além de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e Paranavaí já sediaram sessões especiais da Assembleia Itinerante. Ainda em 2024, Umuarama, Londrina e Maringá receberam o estande da Assembleia.
Reivindicações
As principais reivindicações recebidas pelo Legislativo na região envolvem obras de melhoria e investimentos na área da Infraestrutura e Saúde. Os órgãos pedem a construção de UBS no Bairro Jardim das Torres, a construção da clinica de atendimento do Espectro
Autista, a ampliação da clinica da Mulher e da Criança, além de vans para linha da saúde e a construção do ambulatório Municipal na Sociedade Rural de Astorga. Também é reivindicado mais vagas em hospitais; a viabilização da realização de mais cirurgias eletivas a escolha do município e voos noturnos do helicóptero do SAMU. Já o Hospital Regional Cristo Rei pede a ampliação de leitos e construção de um Centro Obstétrico e a Rede de Combate ao Câncer Regional de Astorga faz a solicitação de um veículo utilitário, de equipamentos de informática, além da destinação de eletrodomésticos à entidade.
Na área da Infraestrutura, é solicitado a pavimentação do Parque Industrial Ricieri Resquetti e a pavimentação do trecho do Parque Industrial Antenor Longato até o ponto Turístico Granada, além da construção de ciclovia na estrada Municipal que liga Astorga a Santa Zélia e construção do novo Pátio Municipal. Também é pedido a recuperação de estradas, caminhões basculantes para conservação de estradas rurais, uma prancha para transporte de maquinário, uma moto-niveladora, uma retroescavadeira e um rolo compactador. Os órgãos pedem ainda a pavimentação da rodovia PR-461, que liga Ângulo a Maringá, a pavimentação da rodovia PR-547, entre Itambé e São Pedro do Ivaí, e a duplicação e melhorias na sinalização da PR-218, no trecho entre a cidade e Sabáudia.