Depois da polêmica por conta do casamento do prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com a nomeação da sogra no dia seguinte, a prefeitura da cidade se manifestou. Segundo a Prefeitura de Araucária, a servidora “reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência”. Pelas redes sociais, os comentários são os mais diversos, mas a maioria contra o casamento.

Foto: Prefeitura de Araucária/Arquivo.

Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), e uma adolescente de 16 anos, casaram-se no último dia 12. O registro em cartório consta no Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil.

No dia seguinte ao casamento, o prefeito nomeou a sogra Marilene Rode como secretária de Cultura e Turismo do município. Ela exercia, até então, o cargo de diretora-geral da pasta.

Comentários nas redes

Logo que a reportagem foi publicada nas redes sociais, muita gente começou a comentar sobre o assunto. Há quem defenda o casamento entre o prefeito e a adolescente, mas a maioria das pessoas detona a situação.

Veja alguns dos comentários das redes sociais:

Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Prefeitura se manifesta

Sobre o casamento, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) disse que apenas se manifesta acerca de questionamentos feitos com relação a atos praticados por seus agentes “no estrito exercício do cargo para o qual foram eleitos e/ou nomeados, bem como em situações em que o fato questionado influencie diretamente na execução da política pública de responsabilidade de seu praticante”. Por conta disso, a secretaria não irá se manifestar. 

Já sobre a nomeação de Marilene Rode, a Prefeitura de Araucária explicou que ela era diretora geral da Secretaria de Educação e foi para o cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo (SMCT) no dia 14 de abril deste ano.

“Informamos que a decisão acerca da composição de seu secretariado é ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público, com ampla vivência na área da Educação e em funções de chefia, assessoramento e direção, inclusive nesta Municipalidade”. 

Marilene Rode, agora sogra de Hissan, entrou na Prefeitura de Araucária em agosto de 2021 quando foi nomeada como assessora na Secretaria de Educação. Depois virou diretora geral da Secretaria de Educação (SMED) em março de 2022, virou secretária de Cultura e Turismo em 14 de abril de 2023.

Além de Marilene, também tornou-se pública a nomeação de Elizângela Rode, a tia da adolescente, que também assumiu cargo como secretária de Planejamento. Sobre ela, a Prefeitura de Araucária disse que ela é servidora concursada no município há mais de 10 anos, “já foi superintendente de projetos e inovação na Secretaria de Planejamento, diretora geral da Secretaria de Planejamento e, na sequência, em outubro de 2022, assumiu como secretária de Planejamento”.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Após comentários sobre casamento, prefeitura defende nomeação de sogra: ‘Reúne as condições necessárias’

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.