Entrevista com ministro aconteceu na manhã desta quarta-feira (10). Foto: Reprodução EBC

 

Com o canal congestionado, a faixa estendida de frequência de rádios será fundamental para a efetividade da migração de rádios AMs que ficam em grandes cidades. A afirmação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante o programa ‘Por Dentro do Governo’, em resposta à Banda B. Para ele, a faixa será implantada em breve, facilitando a mudança.

“Estamos publicando um decreto que dará 180 dias para que as rádios, que tenham interesse em fazer a migração, se cadastrem. Nós iremos iniciar, ainda nesse ano, a migração. É evidente que, em especial nas grandes cidades, com os canais congestionados, nós vamos usar a faixa estendida, já está sendo estudado e será implantado. Todos terão oportunidade de fazer a migração a partir de agora”, respondeu à Banda B.

O objetivo da migração das rádios que operam na faixa AM para o espectro das FMs é trazer qualidade, já que há interferências na faixa AM que acabam inviabilizando a sintonia dessas estações por parte dos ouvintes. Segundo especialistas, quanto maior é o desenvolvimento da cidade, com grandes centros, edifícios, menor é a captação da frequência. O Decreto que autoriza a migração foi assinado pela presidente da República Dilma Rousseff, em 2013.

Para que a migração ocorra, os canais analógicos de televisão foram transferidos para o digital. Como o dial de frequência FM não comporta novas emissoras que virão do AM, será criado o dial estendido (ou faixa estendida), do 76.1 MHz até 87.5 MHz.

O ministro Gilberto Kassab acredita que a migração trará qualidade aos ouvintes brasileiros. “Nós esperamos atender a todos que querem fazer essa migração. Portanto, aquelas que ainda não fizeram terão a oportunidade a partir de agora, no presente ano. Já foram centenas de migrações que aconteceram, possibilitando os proprietários a ter uma rádio com mais qualidade e custeio menos, com isso ganhou o ouvinte e o contribuinte brasileiro”, explicou à Banda B. 

Internet

Ainda durante a entrevista, Kassab deu detalhes sobre o programa Internet para Todos. Um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) revelou que 32,8 milhões de domicílios que não possuem conexão de internet.

Para a Banda B, o ministro afirmou que regiões não atendidas pelas operadoras de telefonias serão cobertas por meio de um satélite, que custou cerca de R$ 3 bilhões. “É um programa de fácil acesso, baixo custo, pois o governo federal arcou com todas as despesas da sua implantação, que começará já nas próximas semanas. Por meio de convênios com prefeituras, haverá banda larga nas localidades que não tenham conectividade. Esse é um dos programas mais importantes no nosso país de inclusão social”, afirmou Kassab.

O governo federal mapeou 40 mil áreas no Brasil que não contam com acesso à internet. Os municípios inseridos nesses locais terão obrigações para a efetividade do programa.”As prefeituras precisam procurar terrenos onde possam ser instaladas as antenas, aprovar a lei de isenção do ISS (Imposto Sobre Serviço) e começar tomar providência para a segurança do terreno, onde estará o equipamento”, detalhou o ministro.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Ministro diz que migração de rádio AM em grandes centros terá o uso da faixa estendida; entenda

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.