Redação

(Michel Micheleto, diretor executivo da Banda B,  ao lado do Presidente do Sert/PR – Caique Augustini, e ao lado do  Presidente da Abert – Daniel Slavieiro)

Acontece nesta terça-feira (24), às 11 horas, em Brasília, a assinatura do ato presidencial com os valores da migração das rádios AM para FM. O evento será realizado no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff, além de emissoras de todo o país.  Com a assinatura, ficarão definidos os valores da migração e, assim, nas cidades em que já há espaço no dial para a inclusão de emissoras na faixa FM, a migração já poderá ocorrer, como é o caso da Rádio Banda B em Cambará, no Norte Pioneiro. Já nas cidades maiores, como é o caso de Curitiba, onde não há praticamente espaço para novas FMs no dial, a migração depende do desligamento do sinal analógico das televisões para que seja colocada uma faixa estendida e assim ocorrer a migração.

O diretor executivo da Rádio Banda B, Michel Micheleto, embarcou hoje para Brasília e irá participar do evento. Segundo ele,  há uma previsão de que a migração em Curitiba ocorra no segundo semestre de 2016. “É difícil fazer uma previsão exata porque dependemos do desligamento do sinal analógico das TVs. Há uma preocupação sobre o impacto deste desligamento nas casas que ainda têm receptores analógicos. Mas isso deve ocorrer em breve. Há uma previsão de que possa acontecer na metade de 2016. Caso se confirme, logo em seguida a Banda B poderá fazer esta migração de AM para FM. Estamos prontos”, afirmou Micheleto.

Após muitos entraves, cálculos e negociações, o ato presidencial que determina os valores finais será assinado nesta terça também com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo e do presidente da Abert, Daniel Slaviero. Segundo a Abert, os valores propostos pela nova metodologia do MiniCom estão bastante próximos do que as emissoras julgavam viável. “Sabemos que ainda não é o ideal, mas com os ajustes que solicitamos, acreditamos que esta é a grande oportunidade de encerrarmos esse capítulo de modo bastante condizente com a capacidade econômica do setor e do país”, afirmou Daniel Slaviero durante a reunião com as entidades, no dia 12 de novembro.

Entre as alterações propostas pelos radiodifusores – e vistas com bons olhos pelo Governo Federal, segundo o presidente da Abert – estão a redução dos valores para emissoras de faixa estendida e a própria ampliação das faixas, baseada em critérios econômicos de potencial de consumo.

“Somente no Paraná, temos mais de 100 rádios prontas para migrar. Há muita expectativa envolvida e os entraves impostos pelos altos valores nos colocaram em um longo período de estagnação desse processo. É fundamental que o bom canal de diálogo aberto com o atual ministro permaneça aberto e nos garanta a conclusão dessas negociações o quanto antes”, disse o presidente da Aerp.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Dilma assina hoje ato que faz migração de rádios AM/FM avançar; Banda B está pronta

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.