Se pudéssemos dar uma dica para a semana, seria: reforce a vitamina C, porque a imunidade vai precisar. Isso porque o tempo deve ficar confuso ao longo dos próximos dias, indo do calor ao frio. A partir desta segunda-feira (20), os termômetros devem ficar acima dos 20º em várias cidades, mas é na quinta-feira (23) que a coisa muda, com as temperaturas caindo bem, em todas as regiões. 

previsao-do-tempo-calor-curitiba-marco-2024
Foto: Lucas Sarzi/Banda B.

Conforme o Simepar, nesta segunda-feira a instabilidade diminui em todo o Paraná. O Sol apareceu já logo cedo entre os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba e a capital paranaense.

“A semana começa com um tempo mais estável nas regiões paranaenses, embora ainda com muita nebulosidade entre a região dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o litoral. Entre as praias e a capital, até mesmo pode ocorrer alguma garoa ocasional, chuvisco, de forma bem isolada sobre essas regiões. E principalmente na Serra do Mar fica uma condição de tempo um pouco mais estável”

explica o meteorologista Lizandro Jacobsen. 

Em contrapartida no interior do Estado, o aquecimento é rápido, com grande amplitude térmica prevista ao longo do dia. 

“As temperaturas até começam mais amenas no Centro-Sul, mas esquenta bastante e chega até encostar nos 30º nos termômetros no setor Noroeste do Estado, bem na área de divisa com Mato Grosso do Sul”. 

Essa situação se repete na terça-feira (21) e também na quarta-feira (22). Mas os dias começam a mudar aos poucos;

“Praticamente não muda a situação do tempo nas regiões paranaenses. Durante a terça-feira, segue com o tempo mais firme e é o Sol voltando a aparecer com um pouco mais de frequência entre a capital e as praias, mas mesmo assim ainda permanece com bastante nuvens”. 

Conforme Lizandro, a partir de quarta-feira, a chuva chega. E aí vem também uma frente fria na sequência.

“É na quarta-feira que o sol predomina em todas as regiões paranaenses, e aí destaque para a elevação das temperaturas. O tempo muda no Paraná durante a quinta-feira, quando uma frente fria avança pelo Sul do Brasil. Essa frente fria, aliás, provoca chuva já a partir de amanhã no Rio Grande do Sul e chove bastante em toda a zona sul do Estado, com precipitação acumulada acima dos 100 milímetros. Portanto, tempo mais instável ao longo da semana no Sul do Brasil”

detalha o meteorologista do Simepar. 

Virada no tempo

Para se ter uma ideia, na sexta-feira (24), a previsão aponta que os termômetros não passam dos 20º em Curitiba, com mínima de 9ºC e máxima de 19ºC. A mesma condição se repete por todas as regiões do Paraná, com a maior temperatura na região norte, chegando aos 22ºC em Maringá.

No final de semana, o tempo fica ainda mais frio: no sábado (25), a temperatura mínima em Curitiba será de 6ºC e a máxima de 14ºC. Já no domingo (26), sobe um pouco a menor, com 7ºC, mas cai a temperatura máxima, chegando aos 13ºC.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Virada no tempo faz com que Paraná vá do calor ao frio em quatro dias, com FDS gelado; veja previsão para a semana

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.