A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lançou nesta terça-feira (14) o edital do vestibular para ingresso no 2º semestre de 2023. O certame, que não ocorria há 13 anos, oferta 3.006 vagas em 107 cursos de graduação.

Com custo de R$ 150, as inscrições para o vestibular que disponibiliza vagas nos 13 campi da instituição deverão ser realizadas na página do vestibular entre os dias 27 de março e 9 de maio. Segundo a instituição, candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril. O candidato poderá escolher duas opções de curso.

Foto: UTFPR/Divulgação

“Estamos lançando o edital de um novo processo seletivo que vai se somar ao Enem/Sisu que adotamos há 13 anos, retomando aquela tradição do então Cefet Paraná, que é a origem da UTFPR. A ideia é que possamos trazer bons estudantes para nossa instituição”, disse o reitor da instituição, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

O pró-reitor Jean-Marc Stéphane Lafay disse à Banda B que a adoção do vestibular tem o objetivo de garantir o acesso principalmente de estudantes da região Sul. “Percebemos que isso era um anseio da nossa comunidade e decidimos que essa é uma excelente estratégia para nos aproximarmos novamente da comunidade”, argumentou.

Foto: Djalma Malaquias/Banda B

Pelo menos metade das 3.006 vagas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer, o candidato deverá ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Além disso, há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

“Nossa expectativa é grande porque é uma nova oportunidade que estamos tendo para acolher de diferentes formas os estudantes na universidade”, disse a diretora-geral do campus Curitiba, Rossana Finau.

A prova

  • Prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, além de redação em língua portuguesa;
  • Vestibular será aplicado no dia 4 de junho, a partir das 14h, e terá duração de cinco horas;
  • Locais de provas estão espalhados pelas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo;

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

UTFPR lança edital de vestibular após 13 anos; saiba como se inscrever

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.