A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou nesta sexta-feira, 16, o edital para o vestibular de Inverno da instituição, com ingresso no segundo semestre de 2024. Ao todo, são ofertadas 4.219 vagas em 106 cursos dos 13 campi da universidade.

O período de inscrições começa no dia 26 de fevereiro e vai até 9 de abril. O interessado deve se inscrever no Portal do Candidato e pagar taxa de R$ 150 até 10 de abril, por boleto ou Pix.

É possível solicitar isenção da taxa de inscrição até 22 de março. Para isso, o candidato precisa comprovar não poder arcar com o valor, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que apresente renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Ao se inscrever, o candidato pode escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, automaticamente estará inscrito na lista de espera nas duas opções escolhidas e continuará concorrendo nas chamadas seguintes, se ainda houver vagas não ocupadas.

UTFPR
Prédio da UTFPR em Curitiba. Foto: UTFPR/Divulgação

Cotas

Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para quilombolas.

Outra novidade desta edição é a participação de candidatos autodeclarados pretos e pardos em bancas de heteroidentificação, previstas para serem realizadas entre 29 de abril e 7 de maio.

A forma de classificação do Vestibular também mudou. Em um primeiro momento, todos os candidatos concorrerão às vagas de ampla concorrência. Depois, caso não tenham sido aprovados na ampla concorrência, os cotistas passam a disputar as vagas reservadas para as cotas.

Pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis para a realização das provas no período de 26 de fevereiro a 9 de abril. Para estes candidatos e para lactantes, será possível pedir no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos, além das cinco horas de duração disponíveis a todos.

O edital do Vestibular prevê ainda a possibilidade de inscrição como treineiro, modalidade voltada a quem quer apenas testar os conhecimentos sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.

Sobre as provas

De acordo com o edital, serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.

As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 13 de maio. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 2 de julho, com a publicação da lista de espera na data seguinte.

Para saber mais, acesse a página do Vestibular e confira o edital.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

UTFPR abre inscrições para vestibular de inverno com mais de 4 mil vagas

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.