Estudantes universitários que durante nove dias irão desempenhar a função simulada das atividades de deputadas e deputados estaduais. São 54 parlamentares universitários empossados na última quinta-feira (20), na 5ª edição do Parlamento Universitário na Assembleia Legislativa do Paraná. Todos fizeram o juramento e, até o dia 28 de julho, irão vivenciar o dia a dia das atividades dos parlamentares estaduais, com a análise das proposições apresentadas por eles, nas Comissões permanentes e no Plenário da Assembleia.

Parlamento Universitário de 2023 – Foto: Orlando Kissner – Alep

É o maior programa de simulação de parlamento do País, em uma iniciativa da Escola Legisltativa e a participação de universitários de 14 instituições de ensino superior, públicas e privadas do Paraná.

Posse e início dos trabalhos

Gustavo Salles Ferreira, ex-governador em 2018, Larissa Vargas, ex-presidente da CCJ em 2019, e a ex-deputada de 2019, Sthephany Patrício, conduziram a sessão que empossou as novas deputadas e deputados universitários.

Após a posse foi realizada a eleição para a escolha da Mesa Diretora do Parlamento. O presidente foi eleito com 29 votos favoráveis. Matheus Oliva, acadêmico do 8º período de Direito na Unicuritiba, irá presidir os trabalhos do PU, que seguem até o dia 28 de julho. Como primeiro vice-presidente foi eleito o deputado universitário Henrique Urban (PUC-PR) e como segundo vice-presidente o deputado Luiz Rogério Kravicz Calçado (Unicuritiba).

Parlamento Universitário de 2023 – Foto: Orlando Kissner – Alep

O presidente do PU comentou como foram as articulações prévias que garantiram à Unicuritiba o cargo de presidente do Parlamento e também o de governadora universitária.

“Nós iniciamos um projeto juntamente com o líder da PUC, que com a Unicuritiba, tinha a proposta de criar uma federação para ter acesso à Mesa Diretora e ao Governo. Fico feliz em dizer que as negociações foram um sucesso. Agora, nosso papel é dirigir e coordenar os projetos de maneira igualitária e isonômica. Nos últimos 15 dias foram seis horas diárias de reuniões, negociações e articulações. Foi bem cansativo, mas valeu a pena”, relatou.

“Agora, nossa perspectiva é dar prioridade no estudo legislativo dos nossos projetos e aprovar as propostas, não só as nossas, mas de todos os presentes, trabalhando pelo controle ferrenho da constitucionalidade e legalidade, para que sejam propostas viáveis e que resultem numa melhora da vida cotidiana do povo paranaense”, completou.

A primeira secretária é Alexia Pilotto (Unioeste), o segundo-secretário, Pedro Wilson Amorim (UFFS) e a terceira-secretária, Ariane Zato (Estácio). Também nesta quinta-feira foi eleita, de modo indireto, Letícia Coradim (Unicuritiba) como governadora universitária.

“É muito gratificante. A gente passou semanas articulando a questão dos votos, mesmo assim tínhamos a incerteza. Chegar aqui hoje, como mulher, estar aqui como governadora é uma honra. Estou muito feliz. A expectativa é conseguir apresentar projetos. Propostas que envolvem orçamento, que são privativas da governadora. Projetos sobre autismo, de divulgação de fotos de crianças desaparecidas, de educação que envolve o combate ao bullying nas escolas. Acho importante trazer esses temas para o debate aqui na tribuna”,

explicou Letícia.

Para ela, estar participando do Parlamento Universitário é um exercício de cidadania. “Estar próximo da política é uma coisa muito importante. Muitos pensam que a política está longe, mas está no nosso dia a dia. É importante ter esse contato mais próximo e também do processo legislativo. Estar aqui hoje é um exercício de cidadania. É maravilhoso”, concluiu a governadora universitária.

Participantes

Os participantes são dos mais variados cursos, 18 ao todo: Relações Públicas, Direito, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Ciências Biológicas, Ciências Políticas, Tecnologia da Gestão de Partido Políticos, Administração Pública, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis, Letras, Filosofia, Medicina, Engenharia Agrícola, Arquitetura e Agronomia.

Estão representadas no PU 2023 as seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Unicuritiba, Unibrasil, Uninter, Estácio, Escola Paranaense de Direito, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).