Se você olhou pela janela para dar aquela conferida em como estaria o tempo e pensou que nesta quinta-feira (14) o frio iria predominar, saiba desde já: se enganou. Segundo o Simepar, não só a quinta como também a sexta-feira (15) deve ser de muito calor e sol, embora os dias comecem com nebulosidade. Em Curitiba, por exemplo, os termômetros vão ficar na casa dos 30°C, nos dois dias.

marco-2024-previsao-do-tempo-calor-curitiba
Foto: Lucas Sarzi/Banda B.

Conforme o Simepar, uma massa de ar seco continua atuando sobre o Estado, mantendo o tempo estável nesta quinta-feira. Com isso, as temperaturas se mantêm elevadas, e a tarde será bastante abafada em todas regiões paranaenses maiores valores de temperatura entre o oeste, noroeste e o norte).

“Teremos uma situação de forte calor prevista para todas as regiões do Paraná, com temperaturas superiores aos 30°C nos termômetros em praticamente todos os municípios paranaenses […]. Teremos temperaturas mais altas aqui em Curitiba entre quinta e sexta”

explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Na sexta-feira, uma frente fria se desloca em direção ao oceano na altura do Rio Grande do Sul. Apesar disso, no Paraná, o dia começa com tempo estável e temperaturas em elevação nas diversas regiões. 

“Os termômetros podendo chegar, na sexta-feira, aos 32°C, quase 33°C na região metropolitana de Curitiba […]. As condições meteorológicas somente diferem porque, tem previsão de chuva em alguns setores do Estado. A partir da área de fronteira com os países vizinhos, e também de divisa com Santa Catarina, especificamente entre o Oeste e Sudoeste já aumenta a chance de chuva durante a sexta-feira”

comenta Lizandro Jacóbsen.

Conforme a previsão, é a partir da tarde que não se descartam algumas chuvas isoladas nas regiões mais próximas à fronteira com o Paraguai, Argentina e divisa com Santa Catarina. Ainda assim, à tarde, na sexta, os termômetros superam os 30°C em todas as regiões.

previsao-do-tempo-calor-curitiba-marco-2024
Foto: Lucas Sarzi/Banda B.

Chuva no fim de semana

Embora continue bastante quente em todas as regiões paranaenses, o sábado (16) deve ser chuvoso.

“É no fim de semana que as condições do tempo mudam de forma mais abrupta mesmo no Estado. E aí teremos pancadas de chuva e risco de temporais nessas regiões”

diz o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

No litoral do Paraná, o clima fica um pouco mais quente: na região de Antonina e Morretes, por exemplo, os termômetros podem chegar aos 36°C. 

“Claro que ali a sensação de calor é até muito maior, perto dos 40°C, em função da alta umidade, muito úmido na região da Serra do Mar”

comenta o meteorologista.

Ainda segundo o Simepar, a chuva também se aproxima das regiões mais ao Norte e Noroeste do Paraná no fim de semana, mas de forma bem localizada. Nas outras regiões do Estado, a chuva é melhor distribuída e há riscos de temporais entre sábado e domingo.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Não se engane com céu nublado: termômetros podem passar dos 30°C nos próximos dias, até o final de semana

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.