A terceira equipe da força-tarefa, que está sendo enviada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) em apoio ao Rio Grande do Sul, terá uma novidade: Eva e Skull, dois cães que irão auxiliar na busca e resgate das vítimas das enchentes que assolam o estado gaúcho.

Nesta sexta-feira (17), 20 bombeiros militares estão a caminho do Rio Grande do Sul. No domingo (19), mais três bombeiros e dois cães irão integrar a equipe que irá atuar na região serrana gaúcha, onde ocorreram deslizamentos de terra, segundo informações do major Ícaro Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

Com a chegada da nova força-tarefa, os bombeiros que estavam atuando em solo gaúcho devem retornar ao Paraná.

Essa missão será comandada pelo sargento Lucas Zemuner Berzotti, do 3º Grupamento de Bombeiros, de Londrina, e do cabo Rodrigo de Oliveira Santos, do GOST, ao lado, respectivamente, dos cães Eva e Skull.

“Enfrentaremos um cenário muito triste e difícil. Estive no ano passado no Vale do Taquari, mas trabalhei com outro cão. Com a certificação que fizemos recentemente em Cianorte, habilitamos a Eva também, que é um cachorro mais jovem, com muito mais vitalidade; acredito que está no auge e vai ser muito importante nesse trabalho”

relatou Berzotti

O sargento ainda pontua que a missão é difícil, uma vez que os cães estarão atuando em um território desconhecido para eles.

“Ele está procurando uma pessoa que ele nunca viu, num lugar onde ele nunca esteve. É uma complexidade muito grande, mas é por isso que treinamos muito esses cães, que eles passam por tantas provas”

complementou o bombeiro de Londrina.

Berzotti ainda completa explicando como é o trabalho dos “binômios” – como é chamada a dupla de bombeiro e cão. Os animais varrem a área em busca de odores – no caso de corpos – e sinalizam aos bombeiro quando encontram algo.

“Quando eles encontram, identificam os pontos por meio de latidos e a equipe da força-tarefa vai fazer as escavações, retirar os escombros para resgatar essas vítimas”

concluiu, explicando como funciona a parceria com os animais.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Terceira equipe de bombeiros paranaenses é enviada ao Rio Grande do Sul para resgatar vítimas das enchentes

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.