Desde o lançamento da 1ª edição do Manual de Orientações “Todos Juntos por uma Educação Inclusiva”, em 2016, novas emendas na legislação e questionamentos sobre a inclusão no ambiente escolar surgiram. Sendo assim, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) lançará a 2ª edição do Manual no dia 19 de agosto (segunda-feira), às 11h, no auditório do sindicato.
Segundo o presidente do Sinepe/PR, Sérgio Herrero Moraes, a inclusão na educação é importante para a construção de uma sociedade mais justa. “Ter um manual de orientações serve como uma ferramenta para educadores, gestores e todos os envolvidos no processo educativo, fornecendo diretrizes claras sobre como implementar práticas inclusivas no dia a dia escolar”, afirma.
É comum que gestores educacionais tenham dúvidas sobre como implementar as ações necessárias. Por isso, a 2ª edição do Manual oferece diretrizes práticas que respondam a esses questionamentos. Além disso, podem trazer mais aprofundamento e detalhes para facilitar a atuação das escolas e garantir um atendimento adequado a todos os alunos.
De acordo com a professora Naura Nanci Muniz, membro da Comissão de Inclusão do Sinepe/PR, todo estudante tem direito à educação. Ela relata que é fundamental garantir um ambiente acolhedor e equitativo. “Desde 2016, muitas mudanças ocorreram, e a publicação, no final de 2023, de dois pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) — um sobre o atendimento a estudantes com espectro autista (Parecer 50) e outro sobre superdotação (Parecer 51) — gerou novos questionamentos sobre a inclusão nas escolas”, observa.
No dia seguinte ao lançamento, o Sinepe/PR distribuirá o material para todas as escolas associadas e disponibilizará o eBook no site do sindicato para todos que desejarem acessá-lo.