O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou na manhã desta segunda-feira (10) a ocorrência de mais dois tornados no interior do Paraná durante as tempestades da noite de sexta-feira (07). Além de Rio Bonito do Iguaçu, os tornados aconteceram em Turvo e Guarapuava, municípios da região Central do Paraná.

simepar-confirma-tres-tornados-no-parana
Foto: Ari Dias/AEN

De acordo com o Simepar, as análises foram feitas a partir do trabalho com os radares, associado com vídeos, sobrevoos e vistorias em solo. A equipe técnica segue realizando estudos e análises de outras ocorrências suspeitas. 

As condições atmosféricas — com grande aporte de calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos com a altura, — criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no Estado.

Tornado de Rio Bonito do Iguaçu é classificado

Por volta das 18h, uma tempestade supercelular atingiu Rio Bonito do Iguaçu, provocando danos significativos na área urbana. Foi um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h. 

Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h; e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.

As análises foram realizadas a partir das imagens do radar meteorológico de Cascavel, observações com sobrevoo de um meteorologista do Simepar em Rio Bonito do Iguaçu e região, ao lado de engenheiros do Corpo de Bombeiros, e registros compartilhados pela população e veículos de comunicação.

Imagens e relatos de outras possíveis ocorrências de tornados na região, seguem em análise pelo Simepar.

Confira as imagens de radar: