As fortes rajadas de vento que atingiram o Paraná no início da tarde deste sábado (18) provocaram quedas de árvores e deixaram pelo menos 69 mil unidades consumidoras sem luz na Região Metropolitana de Curitiba – incluindo a capital do Estado – e no litoral.
À Banda B, a Copel informou que contabilizou 28 mil unidades consumidores afetadas pela falta de energia somente em Curitiba. A área central foi a região mais acometida. A companhia não informou, porém, uma previsão para o restabelecimento do serviço.
De acordo com a Defesa Civil de Curitiba, a capital paranaense registrou ventos de até 59,4 km/h até as 14h. O volume de chuva na cidade, contudo, não ultrapassou os 5 mm, informou o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento superiores a 60 km/h no Paraná neste sábado (18). Os ventos intensos, diz o órgão, podem chegar a 100 km/h durante o dia.
Houve quedas de galhos e árvores nos seguintes bairros:
🌳 Cidade Industrial de Curitiba;
🌳 Bairro Alto;
🌳 Batel;
🌳 Mercês;
🌳 Xaxim;
🌳 Fazendinha;
🌳 Boa Vista;
🌳 Bacacheri;
🌳 Ahú;
🌳 Cajuru;
🌳 Jardim Social;
🌳 Hugo Lange;
🌳 Capão da Imbuia;
🌳 Aguá Verde;
🌳 Jardim das Américas;
🌳 Alto da XV.
A Defesa Civil forneceu lonas para três endereços: Boqueirão, Ahú e Capão da Imbuia.
Em casos de ventos fortes:
🌬️ Não se abrigue debaixo de árvores – pois há risco de queda e descargas elétricas – e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
🔌 Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
📞 Se necessário, acione a Defesa Civil (telefone 199), o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Guarda Municipal (telefone 153).
Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Rajadas de vento causam quedas de árvores e deixam 69 mil consumidores sem luz na RMC e litoral
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.