O empresário paranaense Francisco Simeão apresentou um projeto que abrange moradias de qualidade, construções de escolas voltadas à educação básica e programas de capacitação profissional a famílias carentes, durante sessão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na tarde desta segunda-feira (21).

A ideia é voltada à construção de “condomínios populares” – empreendimento denominado residencial EcoParque – que começará a ser erguido na cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, a partir do próximo ano.

casa própria Brasil
Ilustrativa para casa própria. Foto: Mastersnaiper/Divulgação/Pixabay

O projeto prevê a construção de edifícios a partir de blocos de concreto pré-fabricados. Além da moradia, o conjunto também pode abrigar as escolas em tempo integral para crianças de seis a 14 anos e cursos de qualificação profissional para adultos.

Segundo Simeão, a proposta de educação inclui disciplinas como política, cidadania, empreendedorismo, informática e língua inglesa. Ele afirmou que a meta é busca oito no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE) e pontuou o investimento necessário para ampliar a renda das famílias.

“O residencial EcoParque irá entregar mais de 80 mil apartamentos no Paraná. Local é abrigar famílias humildes com sua renda aumentada. Com mais de 100 mil crianças na nova escola onde veremos florescer novas e pujantes gerações. Nosso sonho é para que ele seja multiplicado no Brasil, para isso iremos fazer franquias com a meta de abrigar mais de um milhão de crianças na nova escola, com a entrega de mais de um milhão de apartamentos em todo o país”, revelou.

empresário discursa Alep
O empresário Francisco Simeão discursa na Alep. Foto: Reprodução/TV Assembleia

O plano de Simeão é entregar os 80 mil apartamentos no Paraná em 12 anos. Segundo o autor, o residencial EcoParque muda o conceito de “moradia popular” no país porque traz novos rumos para a construção civil e, o mais importante, leva famílias inteiras a sonharem com uma vida digna, materializando o sonho da casa própria.

“Queremos usar nossas energias, nossas capacidades de usar projetos difíceis. Nossa credibilidade duramente alcançada nesses mais de 50 anos de vida empresarial para deixar um legado ao país. Ele se fundamenta em três pilares, na sua ordem de importância: por primeiro, a nova escola, com uma revolução no ensino médico; por segundo, o aumento de renda das famílias mais humildes; e, por terceiro, a construção de moradias populares sustentáveis a preços do moradia Casa Verde e Amarela”, finalizou.

Veja mais detalhes do projeto aqui.