2023 foi um ano de muitas conquistas e realizações para Pinhais. Entre as inúmeras premiações, fruto do comprometimento e da dedicação dos quase 4 mil servidores do município, destaca-se o título de Cidade Mais Sustentável do Brasil.

4-Horto-Municipal-2

O prêmio de 1º lugar em Sustentabilidade (além de 2º lugar nacional em Saúde e Bem-estar e no IGMA, que reúne dados de todos os indicadores sociais), dado pelo Instituto Aquila no Prêmio Band Cidades Excelentes, entre os municípios acima de 100 mil habitantes, é fruto de vários projetos. São eles: Ecoponto, Sistema de Irrigação, Samu Animal, Arborização Municipal, Educação Ambiental e Usina de Compostagem.

Ecoponto-Foto-Rafael-10

Ecoponto

A diminuição de áreas com descartes irregulares de resíduos passa pela disponibilidade ao cidadão de local adequado, com fácil acesso e baixo custo para descarte de resíduos. A implantação do Ecoponto, nas instalações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atende e orienta o cidadão, além de ser um equipamento multiplicador de informações sobre coleta de resíduos.

2023 foi um ano de muitas conquistas e realizações para Pinhais. Entre as inúmeras premiações, fruto do comprometimento e da dedicação dos quase 4 mil servidores do município, destaca-se o título de Cidade Mais Sustentável do Brasil.

ecoponto_foto_rafael_pto-1

Tem como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, minimizando os impactos decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos, oferecendo à população a possibilidade de destinar corretamente resíduos e proporcionando a participação e a auto responsabilidade ambiental.

O Ecoponto da cidade, localizado no Centro de Pinhais, recebeu, ao longo de todo o ano de 2023, diversos materiais que foram descartados pela população, com destaque para madeira (7.687 m³), caliças (2.364 m³), pneus (407 toneladas) e vidros (18 m³). Outros materiais, como resíduos verdes em pequenas quantidades e eletroeletrônicos, entre outros, podem ser recolhidos, mediante solicitação prévia.

horto_municipal_foto_roberto_dziura_jr-0859

Sistema de Irrigação do Horto Municipal

O Horto Municipal de Pinhais conta com uma estufa onde são produzidas flores, árvores e semeaduras, além do espaço de manejo de terra, adubos, o pomar com 40 árvores frutíferas e espaços de Educação Ambiental, como o Jardim Sensorial.

Introduzido no fim de 2022, o sistema inteligente de irrigação remota fez a produção na estufa crescer exponencialmente. O mecanismo, antes manual, permite aos servidores o controle da temperatura e da umidade à distância.

“Antigamente a programação era manual, deixava tudo programado e ia embora. Agora, eu consigo fazer pelo celular, que recebe a notificação de cada atividade do sistema de irrigação. Sempre que algo é acionado, aparece a informação em tempo real. Se no fim de semana, por exemplo, de repente muda o tempo, podemos alterar a programação, coisa que antes não tínhamos como fazer”,

Adilson José de Matos., servidor do Horto

Além disso, o Horto Municipal está passando por uma ampla reforma. Entre outras coisas, será construída no local uma Usina de Compostagem, com o objetivo de transformar os resíduos verdes em adubo para atender as necessidades do município. Há também no município o projeto de um segundo Ecoponto, que será construído no bairro Alto Tarumã, e da construção de uma Usina de Energia Fotovoltaica.

samu_animal_foto_roberto_dziura_jr-7507

Samu Animal

O serviço tem como objetivo o atendimento médico-veterinário de urgência para animais em situação de risco, nas vias públicas do município. O atendimento é exclusivo para animais em situação de rua e comunitários, de pessoas em situação de rua, de pessoas com transtorno de acumulação, ou outras situações que coloquem em risco o bem-estar animal, conforme avaliação da equipe técnica da Semma.

A Unidade Móvel de Proteção Animal funciona conforme horário de expediente do setor e os animais são transportados em caixas de transporte, com a devida segurança. Por ter um amplo espaço interno, permite o transporte de vários animais simultaneamente e com isso otimiza o tempo de atendimento das solicitações.

Arborização Municipal e Educação Ambiental

O município de Pinhais possui Plano de Arborização Urbana e utiliza como método de cálculo o censo completo para contagem de árvores em vias públicas, com avaliação individual das árvores, incluindo diversas características. Paralelamente, o município realiza o plantio de novas árvores acompanhado de trabalhos de Educação Ambiental por meio do Projeto Reflorescer em Pinhais, criado em 2017.

Esse projeto surgiu para atender a necessidade de arborização no município que, inicialmente, teve como foco o plantio de espécies nativas frutíferas em praças e na rede municipal de ensino e atualmente se estendeu para o plantio nas margens dos rios, nas ruas que recebem revitalização pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e demais áreas públicas.

Em 2023, foram plantadas um total de 1.772 árvores por meio deste projeto. Além disso, o município se inscreveu para ser reconhecido como Cidade Árvore do Mundo – Tree Cities of the World e está aguardando o resultado final.

Outros indicadores na área de Sustentabilidade

Ainda na temática da Sustentabilidade, outros resultados expressivos foram obtidos no ano passado: Pinhais é a 1ª cidade da Região Metropolitana de Curitiba e 4ª do Paraná no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) e recebeu o Selo Caixa Gestão Sustentável com pontuação de 90, categorizado como Safira.

Criado pela Caixa Econômica Federal, o Selo Caixa Gestão Sustentável reconhece as cidades que apresentam indicadores públicos que demonstrem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Pinhais: conheça as ações de Meio Ambiente da cidade que inspira Sustentabilidade

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.