O Paraná somou 262 casos de dengue, sem nenhum óbito na última semana, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O informe divulgado nesta terça-feira (17) mostra que o novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, registra 12.368 notificações e 1.651 casos confirmados, sem mortes em decorrência da dengue.

dengue-problemas-neurologicos
Foto: Arquivo/Agência Brasil.

No total, 315 municípios já apresentaram notificações e 180 possuem casos confirmados da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

 Informações sobre chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, constam nesse mesmo documento. Neste período epidemiológico foi confirmado um caso de chikungunya, com o registro de 76 notificações da doença no Estado. Com relação ao Zika Vírus, até o momento ocorreram duas notificações. 

A Sesa divulgou também o novo boletim de infestação predialque apresenta o levantamento entomológico para o Aedes aegypti. O Paraná tem 376 municípios infestados, representando 94,2% do Estado.

No período de 1º de julho a 31 de agosto, dos 399 municípios do Paraná, nove estavam classificados como em situação de risco de epidemia; 88 em alerta e 237 em situação satisfatória para o IIP (Índice de Infestação Predial). Outros 59 não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento. A cidade com maior índice de infestação predial é Floraí, com IIP de 5,6%.

A Secretaria da Saúde reforça a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água.