O outono começou à 0h06 desta quarta-feira (20) no Hemisfério Sul. Os amantes das temperaturas mais baixas podem esperar um clima característico no Paraná, conforme prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O frio, amado por uns e odiados por outros, ‘dará as caras’ ao longo da estação no estado.

outono paraná 2024
Após chuvas de verão, Simepar prevê outono típico no Paraná, com variações de temperatura. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O outono paranaense caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio costuma ser o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica.

Aumenta o intervalo entre as chuvas, associadas à passagem de frentes frias. Os maiores volumes ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. Os menores são registrados no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a queda das temperaturas e períodos frios. Formam-se geadas nas regiões mais altas – Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.

La Niña entra em cena

O cenário climático global indica dissipação do fenômeno El Niño, que predominou durante o verão. Entra em cena La Niña, fenômeno climático que caracteriza o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial até atingir o ápice na primavera.

A temperatura média do ar tende a ficar entre próxima e ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, onde segue o padrão para a estação.

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Estão previstos alguns períodos de temperaturas elevadas. As manhãs e noites tornam-se progressivamente mais frias.

O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade climatológica no litoral, na capital e Região Metropolitana de Curitiba. A previsão para as demais regiões é de precipitação abaixo da normalidade.

Estão previstos períodos de tempo seco – os chamados veranicos –, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, característicos da estação.

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Geadas

Em maio entra em operação o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar. Os informes abrangem todas as regiões do Paraná por categorias de intensidade de geada: fraca, moderada ou forte. As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

A atual estação termina às 17h51 de 20 de junho.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Outono chega ao Hemisfério Sul, e Simepar prevê frio ‘dando as caras’ ao longo da estação no Paraná

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.