Uma grande mobilização ambiental tomou conta do Paraná na manhã do último sábado (21): cerca de 350 voluntários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participaram de mutirões de limpeza de rios em 11 cidades do estado, em uma ação que marca o Dia Mundial da Água.

mutirão-limpeza-rios
Mutirão com mais de 300 voluntários realiza limpeza de rios no Paraná. Foto: Sanepar

A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de preservar os mananciais responsáveis pelo abastecimento público. Além disso, a ação reforça o impacto direto do descarte irregular de lixo na qualidade da água.

Entre os participantes, a operadora Edna de Souza Silva, que atua há quase 15 anos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, destacou a importância do trabalho voluntário. Mesmo abrindo mão do descanso, ela fez questão de contribuir.

“É difícil, o sábado é corrido, mas tirar esse tempo é fundamental. Cada tampinha ou saquinho de bolacha que tiramos faz a diferença lá na frente, no tratamento da água”

explica Edna.

Em Londrina, o técnico em logística Wendel Barros de Amorim também presenciou de perto a dimensão do problema durante a limpeza do Córrego Barreiro. Segundo ele, a quantidade de resíduos impressionou.

Municípios do Paraná

Além de Curitiba e Londrina, os mutirões ocorreram em Apucarana, Cambará, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Jacarezinho, Guarapuava e Ponta Grossa. Em todos os locais, os participantes compartilharam o sentimento de dever cumprido após a ação.

O engenheiro Atieri Ferreira Zatoni, com 16 anos de atuação na Sanepar, participou pela primeira vez e ressaltou a conexão entre a prática profissional e a responsabilidade ambiental.

“Na coleta de esgoto, vemos o descaso. O lixo causa obstruções e extravasamentos em dias de chuva. Precisamos colaborar para viver em harmonia com a natureza, pois todos somos clientes e precisamos dessa água”, explica.

Já a coordenadora do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, destacou o engajamento dos colaboradores. A presidente do Rotary Club Corporativo Sanepar, Gislaine Ceschim, também celebrou os resultados da mobilização com a entrega de esperança à população.