O Lote 1 do novo pedágio do Paraná vai a leilão nesta sexta-feira (25), na Bolsa de Valores (B3) de São Paulo. A disputa envolve 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais.
Duas empresas disputam a concessão das rodovias e só serão conhecidas durante o pregão. As propostas foram apresentadas, na última segunda-feira (21), em envelopes lacrados.
Vence o leilão a concessionária que der o maior desconto em cima da tarifa estipulada em edital, oferecendo assim o menor valor ao usuário. A concessão terá o prazo de 30 anos e a previsão é que a nova empresa assuma no início do ano que vem.
Investimentos e obras
A empresa ou consórcio vencedor deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. O contrato será de 30 anos.
Segundo o edital, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas. A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.
Tarifas das praças – definição após o leilão
O lote terá cinco praças de pedágio. As tarifas do edital para veículos de passeio são de:
- São Luiz do Purunã – R$ 9,19
- Lapa – R$ 12,11
- Porto Amazonas – R$ 11,57
- Imbituva – R$ 10,60
- Irati – R$ 10,80
Segundo o Governo do Paraná, com os descontos sobre a tarifa-base, no entanto, esses valores devem ser reduzidos.