Igor Mazaki, head de inovação da Jaguar-Land Rover, trouxe para a Casa LIDE Paraná uma visão prática e inspiradora sobre a inovação. Durante o workshop, o especialista desmistificou o conceito, mostrando que a inovação não é um privilégio de grandes corporações, mas sim uma ferramenta acessível a qualquer empresa que busca se destacar no mercado.

WhatsApp Image 2024-08-09 at 10.39.12
Igor Mazaki, head de inovação da Jaguar-Land Rover – Foto: Divulgação

À frente da maior fabricante de automóveis do Reino Unido, Mazaki desenvolveu, ao longo de sua extensa carreira corporativa, um método que auxilia na implementação de inovação de maneira eficiente, prática e disruptiva. Baseado em Londres, o executivo veio ao Brasil para lançar seu livro “Inovação sem complicação”, um guia prático que aborda o tema de forma acessível e aplicável para diferentes contextos empresariais.

Neste contexto, o LIDE Paraná convidou o executivo para ministrar um workshop aos líderes associados. Segundo ele, a inovação não é uma fórmula fixa; é um processo que deve ser adaptado ao contexto específico de cada empresa.

Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, falou sobre a vinda do especialista.

“Frequentemente, o termo “inovação” evoca imagens de grandes investimentos, revoluções tecnológicas e ideias extraordinárias. No entanto, Igor, com sua ampla experiência no campo, oferece uma perspectiva alternativa: inovação é, na verdade, uma cultura que pode ser cultivada em qualquer contexto, independentemente do porte da empresa ou do ramo em que atua”, ressaltou.

Igor trouxe um método prático e simples para implementar uma cultura criativa em qualquer organização. “As pessoas são diferentes, as empresas são diferentes, a cultura é diferente. Por isso, para implementar inovação em um negócio é necessário compreender os processos, principalmente, qual a estratégia para o futuro porque é por meio da inovação que se alcança os objetivos.”, explica Mazaki.

Outro ponto destacado foi a experimentação constante e a tolerância ao erro como peças fundamentais para fomentar a inovação e impulsionar o crescimento dentro da cultura empresarial. De acordo com ele, os funcionários precisam estar confortáveis para dar ideias e pensar fora da caixa, sem medo de errar. E os gestores devem incentivar essas ações proporcionando um ambiente seguro e fértil, com espaço para a diversidade e a tomada de riscos calculados.

Mazaki, apesar de não se considerar um especialista, mas sim um economista e executivo, vê-se como um tradutor, capaz de adaptar o mesmo conteúdo de inovação para diferentes públicos dentro da empresa, sejam CFOs, equipes de compras ou engenheiros. A inovação, para ele, exige ousadia e coragem para testar os limites da empresa.

WhatsApp Image 2024-08-09 at 10.39.13
Igor Mazaki, head de inovação da Jaguar-Land Rover – Foto: Divulgação

Livro: Inovação sem complicação, Igor Mazaki

O livro propõe um método acessível e eficaz para cultivar uma cultura de criatividade nas organizações, combatendo a noção de que a inovação é um processo complicado e custoso. Apresentado como um guia prático para líderes e profissionais que querem revitalizar a cultura corporativa, Mazaki detalha o seu “método T”, fruto de sua experiência no mundo corporativo. Após um workshop sobre o tema, Igor autografou exemplares, proporcionando um momento de interação e aprendizado para os participantes.

Igor Mazaki

Igor Mazaki, com formação em Economia e MBAs pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, além de um mestrado pela Universidade de Paris I: Panthéon-Sorbonne, é o atual head global de Inovação da Jaguar-Land Rover. Ele também gerencia a InMotion Ventures, um fundo de investimento em startups do grupo. Igor foi essencial no estabelecimento dos hubs de inovação da Jaguar-Land Rover ao redor do mundo e liderou todas as iniciativas de inovação aberta da empresa.

Antes disso, ocupou o cargo de diretor de projeto no Software République, do Grupo Renault, onde liderou o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico para soluções inovadoras de mobilidade. Adicionalmente, atuou como CFO e chief of staff na Alliance Ventures, um fundo de investimento da Aliança Nissan-Renault-Mitsubishi.